Categorias: Economia

Ceasa anuncia expansão ao completar 40 anos

Em comemoração ao aniversário de 40 anos da Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa), foi realizado um culto ecumênico, na manhã desta quarta-feira (19). Além disso, em entrevista à Rádio Vinha FM, o presidente da instituição, Edvaldo Cardoso, anunciou a modernização da Ceasa, que prevê a ampliação do território e reformas.

“Estamos preparando uma série de ações que vão desde a implantação de novos sanitários sustentáveis, com água de reuso, nova estação de tratamento de efluentes, implantação de um plano de gestão ambiental; plano de responsabilidade social, que vai da instalação de uma creche à ambulância, cursos de informática para a comunidade”, explicou.

Com isso, novos empresários, pessoa física e jurídica, poderão se instalar na Central. “Estamos trabalhando seguindo o que a Ceasa Minas fez, ampliando o mix daquilo que é denominado de típico, complementar, por exemplo, a oportunidade de um atacarejo, um segmento de atacado e varejo, que complementa muito bem esse mix de frutas, verduras e legumes”, afirmou Edvaldo.

Segundo o presidente da instituição, o novo lema dos próximos 40 anos da Ceasa será “inovação, transparência, responsabilidade social e ambiental”.

Economia

De acordo com o presidente a Ceasa Goiás, 202 municípios goianos participam do comércio de hortifruti em Goiânia. Consequentemente, são gerados cerca de dez mil empregos diretos e 50 mil indiretos em todo o Estado.

“Com certeza, é o espaço de maior capilaridade econômica no Estado. Aproximadamente 80% dos municípios produzem uma riqueza que é comercializada na Ceasa. Isso significa que a Ceasa gera emprego, renda, oportunidade de trabalho para os goianos. O movimento diário de pessoas é comparável a uma cidade de 25 mil habitantes”, disse.

Banco de Alimentos

Também será realizada uma reforma no local onde funciona o Banco de Alimentos, projeto em que são doados alimentos que não podem ser comercializados, mas podem ser consumidos para famílias em situação de risco alimentar e entidades filantrópicas. Agora, o local terá mil metros quadrados para atender a população.

“Estamos ampliando esse Banco de Alimentos, uma construção, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), entre outros, para que a gente consiga atender com mais qualidade essas famílias”, ressaltou.

Esses alimentos, de acordo com Edvaldo, geralmente, são frutas e verduras que já estão maduras e os varejistas não compram. “A dona de casa não vai comprar tudo maduro porque vai perder. Então, aqui, dizemos que se amarelou não serve para ser comercializado, mas é doado para o Banco de Alimentos”, finalizou.

Thais Dutra

Notícias Recentes

Com time reserva, São Paulo vence Atlético-GO que atinge 14 derrotas no Brasileirão

Nem a mudança de técnico alterou a rotina do Atletico-GO no Campeonato Brasileiro da Série…

11/08/2024

Equipe da França auxilia na remoção de motores da aeronave da Voepass e primeiros corpos são identificados

Neste domingo (11), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força…

11/08/2024

Polícia prende quadrilha especializada em furtar cartões presos em caixa eletrônico

Uma ação conjunta entre PMGO, PMDF E PMCE prendeu 4 integrantes de uma quadrilha que…

11/08/2024

Médica que iria embarcar em avião que caiu em Vinhedo mudou passagem após pressentimento do pai

A médica Juliana Chiumento comprou uma passagem para a viagem programada na tarde de sexta-feira…

11/08/2024

Licença-paternidade : Conheça a importância e as regras desse benefício

Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 115 países oferecem o benefício da licença-paternidade. No…

11/08/2024

“Saúde não é despesa, é investimento”, afirma Vanderlan Cardoso

“Saúde não é despesa, é investimento, principalmente na atenção primária”, ressaltou Vanderlan ao tratar da…

11/08/2024