Foi realizada nesta sexta-feira (11), no Palácio Pedro Ludovico uma reunião entre representantes da Confederação Brasileira de Futebol e do Governo da Goiás. A intenção é de implantar o projeto intitulado Paixão Nacional, que visa formar jogadores a partir deste segundo semestre.
A intenção é que o projeto seja desenvolvido inicialmente em estados que não foram sedes da Copa do Mundo de 2014. Goiás será a primeira unidade da Federação a desenvolver o projeto.
Foi assinado pelo governador Marconi Perillo (PSDB) e pelo secretário-geral da entidade, Walter Feldman, uma carta de intenções. Uma das intenções é de que se incentive a prática de esportes de meninas e meninos em idade escolar.
De acordo com o governo estadual, a formatação do projeto deve ser concluída nas próximas reuniões do grupo de trabalho formado por técnicos da CBF e da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce). Os encontros foram programados para maio.
Segundo o secretário geral da CBF, Walter Feldman, a intenção é promover o processo de ensino-aprendizagem do futebol como instrumento de cidadania. “Queremos contribuir para formação de cidadãos. A escolha de Goiás se dá, além da localização, pela compreensão de Marconi e Raquel (Teixeira) sobre a importância de se trabalhar Educação e Esporte de forma conjunta”, destacou.
O secretário-geral da CBF destacou ainda que a criação de um método próprio garante uma formação mais abrangente de qualidade de novos talentos. O projeto vem sendo pensado há cerca de um ano.
Já o governador Marconi Perillo ressaltou que o Estado dará todo o apoio para realização da iniciativa. “Apoiamos a iniciativa. Contem com o governo de Goiás para termos bons resultados e sermos vitrine para o País. Agradeço, em nome do povo goiano, a escolha de Goiás”, ressaltou o governador.