Publicidade
Categorias: Esportes
| Em 7 anos atrás

Cássio defende pênalti, Corinthians vence o Grêmio e dispara na ponta

Compartilhar

Publicidade

“Futebol se ganha com inteligência”. A frase usada pelo técnico Fabio Carille antes do jogo foi seguida à risca pelos jogadores corintianos. Com a estratégia de marcar atrás da linha da bola durante o maior tempo da partida e valorizar a posse dela quando tinha nos pés, o Corinthians venceu o Grêmio por 1 a 0, neste domingo (25), em Porto Alegre, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro.

Publicidade

Com o resultado, a equipe alvinegra disparou na liderança agora com 26 pontos -quatro a mais do que o Grêmio, vice-líder. O time também aumentou sua invencibilidade para 23 partidas. A última derrota foi para a Ferroviária no dia 19 de março, quando entrou em campo com uma formação mista.

Publicidade

Grêmio e Corinthians não fizeram uma partida truncada; mas muito estudada. A equipe paulista adotou sua estratégia de marcar atrás da linha da bola durante maior tempo do jogo e valorizar a posse dela quando tinha nos pés.

A melhor chance corintiana na primeira etapa foi com o volante Paulo Roberto, substituto de Gabriel, expulso contra o Bahia. Aos 11 minutos, o jogador recuperou a jogada no meio de campo, avançou, passou por Geromel e finalizou para defesa parcial de Grohe. No rebote, Cortez afastou antes da chegada de Jadson.

Publicidade

Já o time tricolor teve mais volume de jogo, porém, não impôs um ritmo forte como era esperado. O clube exigiu defesas de Cássio em finalizações de fora da área de Pedro Rocha e Barrios. A grande oportunidade, no entanto, caiu nos pés de Geromel que, livre, desviou para fora.

No segundo tempo, as duas equipes mantiveram a estratégia. Com o seu jogo de paciência, o Corinthians controlou o impeto do Grêmio e conseguiu chegar ao gol. Paulo Roberto ganhou a dividida, avançou pela esquerda e cruzou para Jô, que não conseguiu dominar. A bola, no entanto, sobrou para Jadson, que bateu de primeira e colocou entre as pernas do goleiro gremista.

O Grêmio se lançou para o ataque e teve ótima chance para empatar. Aos 20 minutos, Pedro Rocha recebeu dentro da área e tocou para Luan na pequena área. O camisa sete mandou para o gol e Cássio fez linda defesa.

Com a derrota parcial, Renato tirou o volante Arthur e colocou o atacante Fernandinho. Na sequência, Gastón Fernández substituiu Pedro Rocha e, pouco depois, optou pela entrada do atacante Everton no lugar do lateral Edílson.

Já Carille trocou o futebol cadenciado de Rodriguinho pela velocidade de Marquinhos Gabriel. Destaque do jogo, o volante Paulo Roberto deu lugar para Camacho, que tem um poder de marcação inferior. Clayson ainda entrou no lugar de Romero -o paraguaio pediu para sair

As alterações de Renato deixaram o time mais ofensivo, porém, desorganizado. Já o Corinthians mantinha a posse de bola e controlava a partida.

A frase de Carille quase foi por água abaixo em um ato impensável de Marquinhos Gabriel, que puxou a camisa de Geromel dentro da área após uma cobrança de escanteio. O pênalti foi assinalado pelo árbitro Wilton Pereira Sampaio, aos 37 minutos. Luan cobrou e Cássio defendeu.

Nos acréscimos, Cássio ainda fez boa defesa em chute de Gastón Fernández para segurar a vitória corintiana.

O triunfo agradou a comissão técnica, que traçou como meta conquistar pelo menos um ponto em Porto Alegre. Com dois jogos consecutivos no Itaquerão -enfrentará Botafogo (dia 2 de julho) e Ponte Preta (dia 8)-, o clube alvinegro terá a oportunidade de se distanciar na ponta.

Já o Grêmio visitará o Palmeiras e recebe o Avaí.

O time gaúcho também terá a desvantagem de disputar outras duas competições. Na quarta (28), enfrentará o Atlético-PR, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Seis dias depois, pega o Godoy Cruz (ARG), pelas oitavas da Libertadores.

Já o Corinthians terá apenas a Copa Sul-Americana. O rival da segunda fase será o Patriotas (COL). O jogo de ida será dia 28, na Colômbia.

GRÊMIO

Marcelo Gröhe; Edílson (Everton), Geromel, Kannemann e Cortez; Arthur (Fernandinho) e Michel; Ramiro, Luan e Pedro Rocha (Fernández); Barrios. Técnico: Renato Gaúcho.

CORINTHIANS

Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Arana; Paulo Roberto (Camacho) e Maycon; Jadson, Rodriguinho (Marquinhos Gabriel) e Romero; Jô.Técnico: Fábio Carille

Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Juiz: Wilton Pereira Sampaio (GO)

Cartões amarelos: Kannemann, Edílson e Geromel (Grêmio); Rodriguinho, Cássio, Romero e Jô (Corinthians)

Gol: Jadson (Corinthians), aos 6min do segundo tempo

Publicidade