De acordo com o Boletim Semanal da Dengue, o decréscimo das notificações começou em meados de maio e, desde então, tem se mantido em queda.
Os dados apontam que de 12 a 19 deste mês foram notificados 229 casos de dengue, quantitativo considerado dentro dos parâmetros aceitáveis.
O coordenador estadual de Controle da Dengue, Murilo do Carmo, vincula a diminuição das notificações da dengue a uma série de fatores. Além da estação seca, que dificulta a proliferação do mosquito Aedes aegypti, em função da pouca oferta de água parada, ele aponta as ações contínuas por parte da SES.
Entre as medidas estão a borrifação por meio de bombas, vistoria nas residências dos agentes de saúde, a capacitação de técnicos e a conscientização da população para a adoção de medidas rotineiras que previnem a doença.
Aumento de mais 60% Apesar da diminuição dos casos nas últimas 20 semanas, as notificações neste ano estão 65,23% maiores que o quantitativo registrado até o mesmo período de 2014.
O Boletim Semanal da Dengue mostra que do dia 4 de janeiro a 19 de setembro deste ano foram notificados 173.864 casos. Em 2014, no mesmo período, a SES havia registrado 105.222 casos.