Categorias: Cidades

SMS vai investigar casos de atendimento a Bruno Henrique e David Lucas

O secretário municipal de Saúde, Fernando Machado, em entrevista coletiva na manhã de hoje (17) falou sobre casos recentes de morte em Goiânia.

Sobre Bruno Henrique, jovem que quebrou a perna em um acidente e morreu em decorrência de uma embolia pulmonar, o secretário afirmou que ele recebeu atendimento no Cais de Campinas, no Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof), e depois no Hugo. De acordo com Fernando Machado, o atendimento foi realizado normalmente, mas o paciente desenvolveu uma doença secundária ao trauma. “Não se pode falar que há ligação entre a falta de atendimento e a morte de Bruno, os atendimentos foram corretos”, declarou.

Sobre o bebê David Lucas, o secretário disse que foi aberto um procedimento para apurar o caso, mas segundo ele o bebê foi atendido e até o momento não há indícios de negligência. “A criança tinha problemas cardíacos, e infelizmente apresentou uma broncoaspiração e parada cardíaca”, disse. Mas os dois casos ainda não foram concluídos.

Fernando Machado falou ainda sobre a visita de uma equipe do Ministério da Saúde amanhã (18) em Goiânia, para observar o atendimento de urgência e emergência do município e do estado. De acordo com o secretário, a falta de médicos é nacional, mas o município está tomando suas providências, como a convocação dos classificados em concurso público para sanar o problema. “Vamos reformular o comitê de urgência de Goiânia, incluindo os bombeiros, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Militar, que lidam principalmente com casos de violência e acidentes automobilísticos. As sugestões do Ministério da Saúde serão muito bem vindas para que o debate desse tipo de atendimento”, afirmou Fernando.

Questionado sobre a demora do atendimento nas Unidades de Saúde, Fernando Machado disse que todas as unidades trabalham com a classificação de risco, ou seja, enquanto os casos graves não são resolvidos e encaminhados, os casos leves aguardam atendimento. O secretário municipal de saúde sugeriu que os pacientes que apresentarem casos leves procurem as unidades do Programa de Saúde da Família (PSF).

 

Laura Santos Braga

Notícias Recentes

Caiado assina ordem de serviço para construção do Mercadão de Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do DF

Na manhã desta quarta-feira (14), o governador Ronaldo Caiado assina ordem de serviço para a…

14/08/2024

Preso homem suspeito de praticar violência e estupro contra criança de 12 anos em Aragarças

Foi preso em flagrante um homem de 20 anos, acusado de praticar violência doméstica e…

14/08/2024

Polícia Civil deflagra operação contra grupo que praticava agiotagem e extorsão

Na manhã desta quarta-feira (14), Polícia Civil de Goiás, por meio da 3ª Delegacia Distrital…

14/08/2024

Texto-base de projeto que regulamenta Imposto sobre Bens e Serviços é aprovado na Câmara dos Deputados

O texto-base do projeto que regulamenta a gestão e a fiscalização do Imposto sobre Bens…

14/08/2024

Adriana Accorsi lidera nova pesquisa, em empate técnico com Vanderlan, dentro da margem de erro

A pesquisa da Futura Inteligência/100% Cidades, divulgada nesta terça-feira (13) pela revista Exame, aponta Adriana…

14/08/2024

OAB-GO e TRE-GO firmam convênio para promover eleições da seccional online

Nesta terça-feira (13), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) e o…

13/08/2024