A cidade de Anápolis confirmou nesta segunda-feira (16) o primeiro caso de coronavírus no município. A confirmação foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e pelo prefeito Roberto Naves. O caso é o quinto de Covid-19 em Goiás.
A paciente é mulher de 69 anos que se contaminou na Itália. Autoridades sanitárias já a acompanhavam desde a última sexta-feira (13). Ela está em isolamento domiciliar, assim como seus contatos direitos. O município ainda contabiliza nove casos suspeitos.
A confirmação levou o prefeito Roberto Naves a decretar estado de emergência em saúde pública. Com isso, estão suspensos por 15 dias eventos públicos ou privados de qualquer natureza com número presencial ou igual a 50 pessoas.
A medida também suspende visitas a hospitais.
Servidores públicos que estavam em viagem pelo exterior terão que cumprir quarentena obrigatória de 14 dias antes de retornar ao trabalho. Aqueles que têm 60 anos ou mais ou com doenças crônicas respiratórias poderão trabalhar de casa por 14 dias.
Casos em Goiás
Na última quinta-feira (12), o governador Ronaldo Caiado confirmou os três primeiros casos no estado, sendo duas pacientes de Goiânia e uma de Rio Verde. As da capital estiveram nos EUA e na Itália, enquanto a paciente de Rio Verde contraiu o vírus na Espanha. No sábado (14), Caiado confirmou o quarto caso em uma postagem no Twitter. O balanço do Ministério da Saúde, no entanto, não contabiliza esse caso ainda.