SMS iniciou ontem uma série de providências para evitar que a doença se espalhe
A secretaria de Saúde iniciou uma série de ações para evitar que a raiva canina se espalhe na cidade. Na quinta-feira, 20, a confirmação de um caso de raiva canina no setor Solange Park, região oeste de Goiânia, acendeu o alerta sobre a doença.
O cão tinha cinco meses de vida e não era vacinado. Após a morte do cachorro, a clínica veterinária coletou o encéfalo para realização de exames, os quais confirmaram a presença do vírus rábico.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está tomando uma série de providências. A primeira delas é a busca ativa de animais com sintomas suspeitos e a vacinação de bloqueio em um raio de até 5 Km do local onde ocorreu o caso.
O serviço de Zoonoses vai visitar todas as casas da região para imunizar os animais. Será feita também a identificação e recolhimento de morcegos caídos na região e a captura de cães de rua.
Além disso, serão identificadas pessoas que foram agredidas por animais e que não procuraram unidades de saúde para iniciar o tratamento. A vacina contra raiva pode ser encontrada em todas as unidades de saúde com postos de vacinação.
Orientação
A diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria faz as seguintes orientações a toda a população:
Notificar casos de morcegos caídos ao departamento de Vigilância e Controle de Zoonoses (3524-3113) para que seja feito o recolhimento para análise;
Não entrar em contato com o morcego caído nem deixar outros animais chegarem perto;
Observar os sintomas da raiva em animais e, caso apresentem, notificar o departamento de Zoonoses (3524-3113);
Em casos de humanos agredidos por animais, procurar a unidade de saúde mais próxima para dar início ao tratamento;
Donos de cães, a partir de três meses de vida, de outras regiões devem procurar o departamento de Zoonoses para vacinação, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.