Entre o final de agosto até o início de setembro, o Governo de Goiás, por intermédio da Secretaria Cidadã, continua a entrega dos novos cartões magnéticos do programa Renda Cidadã. A entrega será feita pelo governador Marconi Perillo, o vice-governador José Eliton e a secretária Cidadã Lêda Borges. Na última terça-feira (16), os novos cartões magnéticos foram entregues a cerca de 6 mil famílias goianas, no Ginásio Goiânia Arena.
Também participam da distribuição dos novos cartões pelo interior os coordenadores do governo, divididos em 13 regiões abarcando todo Estado de Goiás. Os 70.374 cartões do Novo Renda Cidadã beneficiarão famílias dos 246 municípios – em 228 deles, todas as famílias incluídas no cadastro de vulnerabilidade social receberão o benefício.
O programa retorna com um moderno sistema informatizado de gestão, que dá mais transparência e eficiência a sua execução orçamentária. Já estão garantidos no orçamento deste ano investimento de mais de R$ 100 milhões no programa para atender a 70,3 mil famílias (anteriormente eram 53,2 mil famílias).
“Pioneiro no país, o Renda Cidadã foi o programa social que deu origem ao Bolsa Família, do governo federal. É um programa consolidado e que serviu de modelo para vários estados”, afirma Lêda Borges.
O programa é interligado ao CadÚnico (Cadastro Único da Assistência Social) e possui todas as informações cadastrais das famílias beneficiadas, evitando duplicidade no recebimento de benefícios.
O dinheiro começa a ser depositado de forma escalonada a partir desta sexta-feira (19), ou seja, de acordo com o último número do cartão. Assim, o cartão com final 1 recebe dia 19, o cartão com final 2 recebe dia 20 e essa ordem sucessiva será seguida até que todos recebam.
Em cada município que for entregue os cartões magnéticos, a Secretaria Cidadã aproveitará a oportunidade para assinar os novos contratos de trabalho com os jovens participantes do programa Jovem Cidadão.