Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Agrodefesa, o governo estadual lançará, nesta quarta-feira (9), o Cartão Rural, que permitirá aos produtores rurais a emissão direta da Guia de Trânsito Animal (GTA) e do Documento de Arrecadação Estadual (Dare) sem a intermediação do escritório da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). A solenidade acontecerá no salão de eventos da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), no Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia, às 9h.
O Cartão Rural faz parte do Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás (Inova Goiás), lançado pelo governador Marconi Perillo na última quarta-feira (2). O Cartão beneficiará aproximadamente 126 mil proprietários rurais pecuaristas do Estado de forma direta. Agora, o beneficiado poderá acompanhar a movimentação do seu rebanho pelo computador.
Para obter o Cartão Rural, o produtor deverá atualizar seu cadastro junto à Agrodefesa pelo site. No caso, deverá ser informado nome completo, endereço com CEP, telefone e e-mail. Além disso, deverá informar em qual escritório da Agrodefesa quer receber o cartão, que será entregue em até 30 dias. No escritório, o produtor assinará um termo de responsabilidade de uso do sistema on-line da Agrodefesa e obterá uma senha de acesso.
O Cartão possibilitará ao produtor ser um emissor direto dos documentos relativos ao seu rebanho e sua propriedade. Ele também poderá consultar ficha da propriedade e a declaração de vacinação.