Muitas das festividades de Carnaval já estão a todo o vapor, porém a falta de preparo físico pode comprometer a saúde e ocasionar lesões. Em entrevista ao Diário de Goiás, a docente do curso de Educação Física, Juliana Osório, conta que ainda dá tempo de preparar a aptidão física para cair na folia. Segundo a especialista, o segredo está no preparo e no respeito com os limites do corpo.
“Dá tempo para tomar alguns cuidados como o alongamento prévio. Eu costumo dizer até que ele avisa aos músculos que eles vão ser bem utilizados durante o carnaval. Durante o percurso existem as ladeiras, as caminhadas, então tem que ter também um preparo dos músculos para poder passar por essa atividade intensa, que são quatro dias de folia”, conta a profissional.
Para reduzir os riscos de lesões, juliana alerta que a escolha do calçado é muito importante. “Você tem que procurar calçados mais confortáveis. Tem aquelas pessoas que gostam mais daquelas rasteirinhas que não são o indicado. Então, se você já não tem um preparo físico e ainda não está com seu calçado adequado, então, pode aumentar as chances de uma torção, pisar em falso ou até mesmo quedas”, alerta a docente da Estácio.
A especialista também alerta sobre os abusos, alimentação inadequada e falta de descanso que causam aumento da fadiga, podendo levar à baixa da imunidade, irritabilidade, mau-humor e desidratação, sensações que não combinam com esse momento de alegria e divertimento. Confira as dicas da especialista para garantir uma diversão com bem-estar: