Publicidade
Notícias do Estado
| Em 1 ano atrás

Capital do Estado será transferida para a cidade de Goiás nesta segunda-feira (24)

Compartilhar

Como parte das comemorações pelo aniversário de 296 anos da cidade de Goiás, primeira capital do Estado, celebrado na próxima terça-feira (25), o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) realizará, nesta segunda-feira (24), às 8h30, a solenidade de transferência simbólica do Executivo, Legislativo e Judiciário estaduais para o município. O evento ocorrerá em frente ao Palácio Conde dos Arcos, no centro da cidade.

Na sequência, às 10h30, Caiado visitará a sede do Poder Judiciário na cidade, que abrigou a primeira comarca do Estado de Goiás. O novo fórum do município, inaugurado no último mês de abril, possui a primeira unidade judiciária do Estado com sistema 100% digital. Às 11h30, o governador realizará a instalação do Ministério Público de Goiás (MPGO) em um dos prédios mais importantes da antiga capital goiana, a Casa de Fundição.

Publicidade

Já no período da tarde, às 15 horas, o chefe do executivo estadual instalará a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPEGO) no Colégio Sant’Ana, no centro histórico. Dessa forma, a DPE participa do evento da transferência simbólica de poderes oferecendo assistência jurídica integral e gratuita à população em situação de vulnerabilidade.

Publicidade

Às 16 horas, o governador participará da instalação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), na sede da subseção da OAB, também no centro da cidade.

Publicidade

Para encerrar a agenda, Caiado realizará, às 18h30, a entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera a dezenas de autoridades e personalidades de Goiás e do país. A comenda é a mais alta honraria concedida pelo Estado e tem como finalidade reconhecer pessoas físicas e corporações militares pelos serviços prestados à Goiás. A Praça do Chafariz, no centro histórico da cidade de Goiás, foi o local escolhido para a cerimônia.

Histórico da transferência da capital para a cidade de Goiás

A transferência simbólica da capital para a cidade de Goiás foi iniciada no governo de Mauro Borges, tendo se estendido até 1978, quando foi revogada pelo governador Ary Valadão. O ato só voltou a ocorrer no ano de 1984, após a edição de uma nova Lei (nº 9.314, de 21 de junho de 1983) sancionada pelo então governador Iris Rezende.

Publicidade

Desde então, o evento ocorreu de forma ininterrupta até 2020, quando precisou ser suspenso devido à pandemia de Covid-19, mas foi retomado em 2022.

Fundada em 1727, a antiga Vila Boa foi sede administrativa da Capitania de Goiás.

Publicidade
Vinicius Martins

Jornalista por formação com MBA em Marketing e Estratégia Digital.