A 23ª edição da Mostra Nacional de Música de Pirenópolis, conhecida como Canto da Primavera, será realizada de 03 a 08 de setembro. Até o momento, três grandes atrações musicais nacionais estão confirmadas. São elas: Maria Gadú, Marcelo Falcão e Toni Garrido, que se apresentam no evento, de forma respectiva, nos dias 6, 7 e 8.
Todos os shows são gratuitos, visto que a mostra é realizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e correalizado pela Universidade Federal de Goiás, por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE), com investimento de R$ 3,3 milhões. São parceiros do evento: a Prefeitura de Pirenópolis, a Secretaria de Estado da Retomada, o Goiás Social e o Sesc Goiás.
Canto da Primavera
Considerado a maior vitrine da música goiana, o Canto da Primavera ainda vai contar com mais de 50 shows de artistas de Pirenópolis e de todo o Estado que serão selecionados por meio de um edital público. “Serão seis dias de imersão no melhor da música goiana. Esse é um evento dedicado a nossos artistas, que gera renda e impulsiona a economia e o turismo da região”, destaca a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.
Além dos shows musicais, o evento disponibiliza, de acordo com o Governo de Goiás, um estúdio de gravação profissional gratuito para que novos artistas gravem músicas autorais com captação, edição, mixagem e masterização. A participação é mediante seleção via edital.
Segundo o Poder Executivo estadual, as ações formativas também fazem parte das atividades do festival, que conta com oficinas musicais abertas ao público, por meio de inscrição prévia. Tanto os artistas oficineiros como as apresentações regionais recebem cachês e são selecionados via edital público. As datas de abertura dos certames serão divulgadas em breve.