Os candidatos à prefeitura de Goiânia se encontraram na noite desta quinta-feira (8) para apresentar à sociedade goianiense seus posicionamentos e projetos para um eventual mandato de prefeito na capital. O debate foi promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg). Os prefeitáveis falaram com o Diário de Goiás do balanço deste encontro.
O candidato do PSD, Vanderlan Cardoso, achou positivo. “Foi positivo, muitas propostas, foi o primeiro debate, nós estávamos precisando, eu gosto de debate, gosto de falar das minhas ideias, das minhas propostas, estava sentido falta nessa campanha”, completou Vanderlan.
Alysson Lima (SDD) avaliou de forma positiva e tranquila e ressaltou que houve um momento que foi necessário aumentar a temperatura por causa do contexto político atual. “Em alguns momentos a temperatura tem que aumentar por causa do momento que vivemos hoje, uma situação econômica muito grave aqui na cidade de Goiânia, então não dá para tratar isso com abrandamento, tem que ter atitude, foco e apresentar propostas para um futuro melhor para Goiânia”, disse Alysson.
O candidato Virmondes Cruvinel (Cidadania) destacou a importância do debate para a democracia, já que, segundo ele, nem todos os candidatos terão tempo de TV suficiente para apresentar suas propostas. “Espaços como este é importante para apresentarmos nossas propostas e principalmente questionando, como fizemos, este compromisso de adaptar a realidade desse momento que estamos vivendo. E o prefeito de Goiânia deve estar conectado com a sociedade, com o setor produtivo e assim levar desenvolvimento em saúde e educação”, destaca Virmondes.
Fábio Junior (UP) disse que foi importante porque dá oportunidade para que todos apresentem suas propostas e destacou que seu partido é de pessoas jovens, o que, segundo ele, é importante para a política. “Foi um debate mais aberto a novas candidaturas e isso fortalece a democracia na cidade. Acredito que o Maguito saiu mais prejudicado porque assumiu o ônus da última gestão da prefeitura, mas acredito também que algumas propostas do Vanderlan Cardoso, por exemplo, também devem ser questionadas, porque o transporte coletivo de nossa cidade é um grande problema e ele não se propôs a fazer grandes mudanças nele”, aponta Fábio.
O coordenador da campanha de Vanderlan Cardoso, o deputado federal Francisco Júnior (PSD), avaliou bem a participação de Vanderlan, disse que ele foi bem e coerente. “Achei boa, ele foi coerente, um raciocínio centrado, pé no chão, que é o que a cidade precisa hoje. Eu costumo dizer que este momento é histórico e não cabe aventureiro, é necessário experiência, coerência e capacidade para enfrentar os problemas que Goiânia precisa”, finalizou o deputado.
A reportagem não conseguiu entrevistar Maguito Vilela (MDB) e nem Adriana Accorsi (PT).