O engenheiro Luiz Bittencourt (PTB) deve ser o responsável pela grande novidade desta eleição. Pela primeira vez, graças a ele, o debate sobre Segurança Pública deve pautar a disputa pela prefeitura de Goiânia. De modo geral, o assunto fica restrito a eleições para governador, já que a Constituição diz que é o Estado quem deve liderar o combate à criminalidade. Mas, Bittencourt insite no conceito de que nenhum ente administrativo pode se omitir nesta batalha – nem a prefeitura, nem o governo federal.
A teoria que o engenheiro-candidato defende é que “a administração municipal tem grande culpa no aumento dos índices de violência em Goiânia porque é ineficiente na manutenção dos postes de iluminação pública e na cobrança para que donos de lotes baldios podem o mato alto, que serve de esconderijo para bandidos. Se a prefeitura não fizer a sua parte, diz Bittencourt, as forças policiais do Estado jamais terão pleno êxito na perseguição a delinquentes”.
Bittencourt montou o seu discurso munido de dados da própria administração municipal, que admite haver mais de 15 mil lâmpadas queimadas em toda a Capital. “Imaginem só o que são 15 mil lâmpadas queimadas em uma cidade. Quantas ruas estão escuras? Quantas pessoas têm de passar por elas à noite na volta do trabalho ou dos estudos? Na eleição a gente vai ter de admitir que este ambiente é totalmente propício à ação de bandidos. E isso acontece porque a prefeitura não consegue dar respostas aos problemas da cidade”, afirma.
Outra informação interessante a respeito de Luiz Bittencourt é que ele é o único pré-candidato que já começou a formatar o seu plano de governo. E nesta plataforma há ideias para intensificar a participação do município no combate ao crime. Uma delas é criar a Central de Inteligência da Guarda Municipal, que também receberia novos agentes e equipamentos. O engenheiro inclusive já discutiu o projeto com o vice-governador e secretário de Segurança Pública, José Eliton, a quem expôs a proposta (inédita, por incrível que pareça) de integrar o trabalho da Guarda ao das Polícias Civil e Militar.
O principal adversário de Bittencourt, o ex-governador Iris Rezende (PMDB), já disputou a prefeitura três vezes e venceu as três. Mas, em nenhum dos seus mandatos, o assunto foi tratado com a seriedade que merece. Prova disso é que o atual prefeito, Paulo Garcia (PT), herdou uma Guarda Municipal sucateada, que constantemente deflagra greves, e uma estrutura incapaz de dar resposta a esta demanda contínua por reposição de lâmpadas de iluminação pública.