O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), que está em campanha pela presidência da Câmara dos Deputados, foi recebido nesta quinta-feira (31) pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil) no Palácio das Esmeraldas. Como mostrou o Diário de Goiás nesta tarde, o parlamentar está estruturando um bloco para a eleição e já contava com seis partidos que podem lhe render mais de 302 votos, dos 257 que ele precisa para vencer no primeiro turno.
Mas o UB ainda não era um deles até esta quinta, quando a Executiva Nacional do partido também anunciou apoio a Motta. Dessa forma, o candidato manteve a agenda buscando estreitar apoios para chegar ao comando da Câmara. A eleição para a presidência da Casa ocorre em 1º de fevereiro.
Ele veio acompanhado do deputado Isnaldo Bulhões (AL), líder do MDB na Câmara. Segundo divulgado pela assessoria do governador, Hugo Motta agradeceu a recepção e elogiou a trajetória de Caiado: “Fiz questão de vir pessoalmente. Temos admiração pela trajetória do governador, que tem uma das maiores aprovações do país e dá aula de gestão pública”.
Também estiveram presentes no encontro o vice-governador Daniel Vilela (MDB) e os prefeitos eleitos de Goiânia, Sandro Mabel (UB), e de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB).
Caiado agradeceu a visita e destacou as discussões da Executiva Nacional do UB, da qual participa, sobre a eleição na Câmara. “O sentimento hoje é de construir um amplo acordo para a condução da presidência da Casa, e o União Brasil saberá se posicionar por aquilo que é melhor para a Câmara dos Deputados”, afirmou, sem citar a decisão já anunciada mais cedo pela direção nacional da legenda.
Já Hugo Motta falou da expectativa de contar com a experiência de Caiado caso vença a disputa. “Chegando à presidência da Câmara, esperamos contar com sua colaboração para avançarmos em pautas de interesse do povo brasileiro”, destacou o deputado.
Motta é o candidato do atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e hoje é favorito para comandar a Casa no biênio 2025/2026 diante de outros postulantes. Um deles era o líder do próprio União Brasil, Elmar Nascimento (BA), mas ele desistiu e chancelou apoio ao candidato do Republicanos. O outro é o líder do Partido Social Democrático (PSD), Antonio Brito (BA), que continua na disputa.