A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia irá antecipar a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, que começaria em 30 de abril. A campanha será iniciada no município na próxima segunda-feira (11) e a vacina estará disponível em 31 unidades de saúde.
Segundo a administração municipal, a campanha será antecipada devido ao fato de que já foram confirmados quatro casos de H1N1 e um de Influenza tipo B no município. A campanha será encerrada em 20 de maio.
Inicialmente, Aparecida de Goiânia receberá do Ministério da Saúde 46 mil doses da vacina. O número corresponde a 45% do total da cota prevista para a cidade. As vacinas chegarão em Aparecida a partir desta quinta-feira (7) e protegerão os pacientes contra o vírus H1N1, H3N2 e Influenza tipo B.
As unidades que disponibilizarão as vacinas são: UBS Andrade Reis, Jardim Riviera, Independência Mansões, Jardim Florença, Vila Delfiori, Jardim Tiradentes, Campos Elísios, Mansões Paraíso, Veiga Jardim, Pontal Sul, Papillon Park, Retiro do Bosque, Nova Olinda, Rosa dos Ventos, Vila São Pedro, Jardim dos Buritis, Santa Luzia, Jardim Olímpico, Parque Trindade, Jardim Bela Vista, Jardim Paraíso, Cândido de Queiroz, Bairro Independência, Caraíbas, Bandeirantes, Alto Paraíso, Madre Germana e Jardim dos Ipês.
Além disso, a Maternidade Marlene Teixeira, Cais Colina Azul e Nova Era e o Centro de Atendimento Ambulatorial também vão oferecer a vacina. O dia D da campanha ainda está previsto para 30 de abril.
De acordo com a SMS, a prioridade é que sejam imunizadas pessoas que fazem parte do grupo de risco, que são profissionais da saúde, gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos, portadores de doenças crônicas, obesos, população indígena, mulheres no período pós-parto, adolescentes e jovens sob medida socioeducativas, funcionários do sistema prisional e população carcerária.
Além disso, a Secretaria orienta a população a se prevenir com medidas de higiene, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas. Também é indicado cobrir a boca com o braço ao tossir e espirrar, utilizar álcool gel nas mãos e, se necessários, usar máscara de proteção.