A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa na próxima quarta-feira (10) em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização, este ano, foi antecipada em cerca de 15 dias em relação aos anos anteriores, quando a campanha teve início na segunda quinzena de abril.
Em Goiás, a meta é imunizar 90% de um contingente composto por 1.830.408 pessoas que integram os grupos prioritários.O “Dia D” da campanha, no qual podem ser vacinados os componentes de todos os grupos, será no dia 4 de maio em todo o País.
Nesta primeira fase, serão priorizadas crianças com idade entre 1 ano e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, segundo o ministério, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.
A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição, de acordo com o ministério, também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da gripe. A meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação. (Com informações da Abr)
CRONOGRAMA DA CAMPANHA EM GOIÁS – FONTE SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE
Cronograma de Vacinação
10 a 18 de abril – crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas
22 a 26 de abril: trabalhadores da Saúde
29 de abril a 3 de maio: idosos
4 de maio (Dia D) – TODOS OS GRUPOS PRIORITÁRIOS DA CAMPANHA
6 a 10 de maio: comorbidades (pessoas mais vulnerárias ao vírus, por serem portadores de doenças crônicas)
13 a 17 de maio: professores
20 a 31 de maio: Todos os grupos prioritários da campanha, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
10 de abril a 31 de maio (todo o período da campanha): indígenas