Caminhoneiros autônomos bloquearam, na manhã desta segunda-feira (21), a entrada de uma distribuidora de combustíveis no Jardim Novo Mundo, em Goiânia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal em Goiás (PRF/GO), além deste, vários trechos de rodovias goianas estão bloqueados por motoristas que aderiram a paralisação geral nacional.
A BR-153 está bloqueada no Km 669, em Itumbiara, já a BR-050, está fechada na altura do Km 279 e Km 283, em Catalão, e no Km 97, em Cristalina. Já em Caiapônia, a BR-158 está fechada no Km 157. Motoristas se organizam para fechar a BR-153 no perímetro urbano de Aparecida de Goiânia e no trecho de Porangatu.
Conforme publicado pelo jornal O Popular, o presidente do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos do Estado de Goiás, Vantuir José Rodrigues, um dos motivos da paralisação é a manifestação contra o Projeto de Lei 528, que determina que seja estabelecido um valor mínimo de frete. Atualmente, o preço do frete é definido pelas próprias empresas que contratam os serviços dos caminhoneiros.
Outra razão para a paralisação dos caminhoneiros foi o aumento no preço dos combustíveis principalmente, do diesel.