Dois caminhões foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal na tarde desta quarta-feira (9) por transportar 62 toneladas de madeira irregular na BR 153, em Porangatu, no norte do estado. Os policias constataram diferença entre o tipo de madeira conduzido e o que estava descrito na guia florestal, além de nota fiscal inválida.
O veículo realizava desvio no trajeto autorizado para o transporte da mercadoria. Além do crime ambiental, um dos caminhões apreendidos carregava 16 toneladas de excesso de peso, o que acarreta ao crime de dano ao patrimônio público devido à deterioração do asfalto.
Foram encontradas madeiras originárias do estado do Pará, espécies como cupiúba, angelim e louro-vermelho, diferente do que estava descrito no documento apresentado.
Somando os dois veículos que equivale a cerca de 56 m³, o montante de madeira seria suficiente para construir cerca de oito casas populares compostas por seis cômodos. Os caminhões foram encaminhados ao Ibama e os motoristas liberados logo após assinarem o Termo Circunstanciado comprometendo-se comparecer na presença do juiz para esclarecer os fatos.