O comboio de 20 caminhões com ajuda humanitária entrou em território da Faixa de Gaza na manhã deste sábado (21). Os caminhões com medicamentos, alimentos e água partiram da fronteira com o Egito após dias de negociações para a abertura da fronteira de Rafah.
Rafah é a principal rota de entrada e saída da Faixa de Gaza que não é controlada por Israel. A ajuda humanitária tem objetivo de levar suprimentos para os mais de 2 milhões de pessoas que ainda vivem em Gaza. Na ação, a saída de brasileiros que aguardavam a abertura da fronteira não foi permitida.
O chefe humanitário das Organizações das Nações Unidas (ONU), Martin Griffiths, afirmou que esse “não deve ser o último comboio”. Ainda há expectativas para a saída dos brasileiros, que aguardam para partir via terrestre ao Aeroporto de Cairo, no Egito, e embarcar no avião da FAB para o Brasil.
LEIA TAMBÉM: Lula pede apoio do Egito e da Autoridade Palestina para retirar brasileiros de Gaza
Inicialmente, a ONU havia pedido a entrada de 100 caminhões. No total, 150 veículos aguardavam a autorização para entrada, mas apenas 20 foram liberados. Esta foi a primeira ajuda humanitária autorizada desde que foi instaurado o conflito entre Hamas e Israel, há duas semanas.