Categorias: Política

Câmara pode instaurar CEI para investigar precariedade em Conselhos Tutelares

A situação caótica em que passa os Conselhos Tutelares de Goiânia, em que nesta semana, o Conselho Norte, localizado no Setor Urias Magalhães chegou a ser despejado, motivou a Câmara Municipal de Goiânia a tentar tomar alguma medida mais dura sobre o assunto. Vereadores constantemente apresentam requerimentos sobre o assunto e reclamam da gestão da Secretária de Assistência Social, Maristela Alencar. Para isto uma Comissão Especial de Inquérito poderá ser instaurada.

O vereador Pedro Azulão Júnior (PSB), apresentou na sessão da última quinta-feira (26), requerimento assinado por mais 13 vereadores solicitando a abertura da CEI. São necessárias apenas 12 assinaturas para viabilizá-la.

O vice-presidente da Comissão da Criança e do Adolescente na Câmara, Paulo da Farmácia (PROS) reclama da postura adotada pela Prefeitura. Para ele, o Paço não leva a sério a política de Conselhos Tutelares de Goiânia.

“No momento não há muito que fazer. Já fizemos um trabalho, percorremos todos os Conselhos, identificamos os problemas, encaminhamos ao Ministério Público, a Prefeitura de Goiânia. A gente sabia que ia acontecer isso, despejos. É uma falta de compromisso da Prefeitura. Os conselheiros estão na rua atendendo. É uma vergonha pra Goiânia e a gente acompanhar este processo de não ter uma política série para criança e adolescente no município”, afirma Paulo da Farmácia.

O parlamentar reclama que além do despejo ocorrido no Conselho Tutelar Norte, é caótica a situação em outras unidades. Ele ressalta a falta de estrutura nos locais.

“Falta tudo na estrutura. De carro a uma resma de papel. Os conselheiros não medem esforços. Precisamos ter uma política séria. É um descaso. Isso é muito sério, pois as crianças estão sendo aliciadas pelos traficantes. Ocorrem abusos sexuais e não tem estrutura adequada de atendimento”, destaca.

Para que a CEI seja instaurada, o pedido será encaminhado pelo presidente da Casa, Anselmo Pereira (PSDB) à Comissão de Constituição e Justiça, para analisar se tudo está devidamente formalizado, preenchendo todos os requisitos necessários. A Comissão analisa apenas a constitucionalidade. Em seguida, caso tenha parecer favorável da CCJ, o presidente solicitará às bancadas que apresentem um representante para compor a CEI, que aí, será oficialmente instaurada.

A Comissão deverá ser composta de 7 (sete) membros titulares e 3 (três) suplentes e funcionará pelo prazo de 120 (cento e vinte) dias, podendo ser prorrogada, caso necessário.

 Assinaram o pedido de investigação, além de Azulão Júnior, os vereadores Djalma Araújo e Paulo Magalhães (SDD), Marta Jane (PCB), Tatiana Lemos (PC do B), Fábio Lima (PRTB), Tayarone di Martino (sem partido), Mizair Lemes Júnior (PMDB), Drª Cristina e Geovani Antonio (PSDB) e os representantes do Bloco Moderado: Dr. Bernardo Do Cais(PSC), Divino Rodrigues e Paulo da Farmácia (PROS) e Zander Fábio (PSL).

Prefeitura

Em relação ao problema no Conselho Tutelar Norte, a Secretária Maristela Alencar foi ouvida pelo Diário de Goiás durante a semana e garantiu que providências já foram tomadas. Na última terça-feira (24), um oficial de justiça cumpriu ordem de despejo. A decisão judicial foi tomada devido ao atraso de 16 meses no aluguel do prédio, somando quase R$ 30 mil. A responsabilidade do pagamento é da Prefeitura de Goiânia. A alegação colocada pela secretária é que há uma demanda judicial, mas que já foi resolvida.

“A prefeitura de Goiânia estava em demanda judicial com o locador, anteontem foi feito o depósito judicial de todos os aluguéis e ontem a procuradoria do município protocolou pedido para que o juiz liberasse naquele espaço onde o conselho está, até que as obras fiquem concluídas”, argumenta a secretária.

A prefeitura já há algum tempo tem a intenção de transferir o Conselho para uma parte do CIAMS do Setor Urias Magalhães, porém a unidade está em reforma e a previsão de conclusão é para até 60 dias.

Segundo a secretária Maristela Alencar foi separado um espaço na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, no Setor Aeroporto para o Conselho Tutelar Norte prestar atendimento.

 

 

Samuel Straiotto

Notícias Recentes

Caiado assina ordem de serviço para construção do Mercadão de Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do DF

Na manhã desta quarta-feira (14), o governador Ronaldo Caiado assina ordem de serviço para a…

14/08/2024

Preso homem suspeito de praticar violência e estupro contra criança de 12 anos em Aragarças

Foi preso em flagrante um homem de 20 anos, acusado de praticar violência doméstica e…

14/08/2024

Polícia Civil deflagra operação contra grupo que praticava agiotagem e extorsão

Na manhã desta quarta-feira (14), Polícia Civil de Goiás, por meio da 3ª Delegacia Distrital…

14/08/2024

Texto-base de projeto que regulamenta Imposto sobre Bens e Serviços é aprovado na Câmara dos Deputados

O texto-base do projeto que regulamenta a gestão e a fiscalização do Imposto sobre Bens…

14/08/2024

Adriana Accorsi lidera nova pesquisa, em empate técnico com Vanderlan, dentro da margem de erro

A pesquisa da Futura Inteligência/100% Cidades, divulgada nesta terça-feira (13) pela revista Exame, aponta Adriana…

14/08/2024

OAB-GO e TRE-GO firmam convênio para promover eleições da seccional online

Nesta terça-feira (13), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) e o…

13/08/2024