A intenção da Câmara Itinerante é de aproximar o poder legislativo municipal da população. Nesta quinta e sexta-feira diversos serviços a população estão sendo oferecidos aos moradores do Setor Morada do Sol e região. Para o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, a ação começou pela região noroeste da capital, em virtude da densidade populacional e devido à carência na região.
“A primeira Câmara Itinerante não foi escolhida por acaso aqui na região noroeste. Foi escolhida não por questão política, mas por densidade populacional e por demandas da população da região noroeste de Goiânia”, destaca.
Até a sexta-feira (18) estão sendo oferecidos diversos serviços como: emissão de documentos, por exemplo, carteira de identidade e CPF, segunda via de certidões de nascimento e casamento, passaporte do Idoso, Passe Livre para deficientes, carteira de trabalho, segunda via da Carteira Nacional de Habilitação, entre outros.
O vice-governador de Goiás, José Eliton Júnior esteve presente na abertura da Câmara Itinerante. Ele avalia que a medida ajuda aproximar o poder público da população.
“Sem dúvida nenhuma são ações importantes no sentido de construir o exercício pleno da cidadania, onde a população reside, onde há demandas”, avalia José Eliton Júnior.
O governo do Estado e a Prefeitura de Goiânia e ainda o poder judiciário também montaram estrutura para atender a população. A intenção da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Goiânia é de realizar 12 eventos itinerantes.
Para o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), ao fazer isto o poder público ajuda na promoção social, já que tem uma grande oportunidade de ouvir reclamações e sugestões dos moradores.
“É isso que devemos fazer. Nós homens públicos precisamos estar onde o povo está. Nós precisamos ir de encontro a ele. Precisamos ouvir as pessoas, responder as suas demandas e superar os obstáculos. A Câmara dá um passo gigantesco na promoção social”, relata o prefeito.