Publicidade
Política
| Em 2 anos atrás

Câmara de Goiânia debate novo projeto que muda nome da Castelo Branco para Iris Rezende

Compartilhar

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Goiânia começou a debater, em reunião desta terça-feira (06/09), um novo projeto que visa alterar o nome da Avenida Castelo Branco para Agrovia Iris Rezende. O texto é de autoria do vereador Clécio Alves (Republicanos).

Matéria semelhante, aprovada pela Câmara em dezembro de 2021, foi vetada pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos) sob alegação de que haveria necessidade da apresentação de abaixo-assinado dos moradores para realização da mudança.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Homenagens a Iris Rezende não podem se tornar uma “corrida de obstáculos”, diz família

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Em 2ª votação, Câmara aprova projeto que leva nome de Iris Rezende ao novo viaduto da Perimetral Norte
LEIA TAMBÉM: Ato de resolução que dá oficialmente ao plenário da nova sede da Alego o nome de Iris Rezende Machado é publicado

Publicidade

“As alterações nas vias causam transtornos à população e às empresas, ocasionando burocracia e gastos, com atualização dos imóveis no Registro de Imóveis, Correios, Enel, Saneago, órgãos municipais, estaduais, federais e internacionais, no que se refere à importação/exportação e à correção de placas de endereço pelo órgão municipal”, justificou a Prefeitura.

Já o autor da proposta defendeu a mudança, com base em lei municipal que permite alterações de nomes de logradouros públicos, quando se tratar de homenagem a personalidades da ditadura militar ou do nazismo e do fascismo. “Esse projeto pretende substituir nome que faz alusão ao primeiro presidente do período da ditadura, Castelo Branco, que foi um governo de exceção e que cassou injustamente direitos políticos deste grande homem público, Iris Rezende”, disse Clécio.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Deputados aprovam projeto que leva o nome de Iris Rezende ao Palácio das Esmeraldas
LEIA TAMBÉM: Dona Iris defende mudança de nome do aeroporto de Goiânia para Iris Rezende

A matéria teve pedido de vista aprovado para o vereador Pedro Azulão Jr. (PSB), que alegou necessidade de ouvir comerciantes e empresários – os mais impactados com a eventual mudança. Ele declarou que pretende devolver o projeto para votação na próxima reunião da CCJ, em 14 de setembro.

Publicidade