Ocorreu nesta quarta-feira (23), na Câmara Municipal de Goiânia, uma solenidade especial em celebração aos 86 anos da capital. A ação foi realizada no auditório Jaime Câmara e conta com a participação do prefeito Iris Rezende (MDB), secretários e vereadores da capital. Estudantes de escolas estaduais e municipais também participaram do evento.
O prefeito Iris Rezende afirmou que o objetivo é de valorizar a história da cidade. Para Iris, a data é festiva e há muito o que se comemorar. Iris comparou Goiânia com outras cidades, e mesmo em meio a problemas a situação da capital goiana é mais favorável do que de outros lugares.
“Goiânia é a única cidade acima de um milhão de habitantes que não convive com favelas. Tivemos essa preocupação lá atrás no início da cidade e hoje sabemos que a favela é algo que degrada a criatura humana”, destacou o prefeito.
O doutor em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Cristiano Arrais ministrou palestra sobre a fundação da cidade no contexto da chamada Marcha para o Oeste.
O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo (Patriota), afirmou que é importante a participação da juventude, para que os estudantes conheçam mais sobre a história da cidade.
“A programação é oportunidade para revisitarmos o passado e, a partir dele, debater o que queremos para o futuro de Goiânia, num momento em que estão em discussão na Casa projetos estratégicos para o nosso crescimento, com destaque para o Plano Diretor, que vai definir os eixos de desenvolvimento da capital para os próximos 10 anos”, afirma o presidente da Câmara, Romário Policarpo.