Publicidade
Categorias: Política
| Em 8 anos atrás

Caldas Novas: registro de candidatura de Evandro Magal pode ser cassado

Compartilhar

Publicidade

Uma ação de investigação judicial eleitoral e representação por condutas vedadas foi protocolada contra o prefeito de Caldas Novas e candidato à reeleição, Evandro Magal; o candidato a vice-prefeito Fernando de Oliveira Resende; e o proprietário do Jornal É + Notícias, Eric Roberto Pessoa.

Publicidade

Na ação, o promotor Rafael Machado de Oliveira, da 7ª Zona Eleitoral, também acionou o secretário Municipal de Comunicação, João Paulo Teixeira, e a sócia da Agência Espaço Nobre Comunicação e Marketing Ltda, Cleusa Maria Carvalho.

Publicidade

De acordo com o documento, entre janeiro e agosto de 2016, o Jornal É + Notícias publicou notícias sobre a Prefeitura de Caldas e do prefeito Evandro Magal. Segundo o promotor, os conteúdos eram reproduzidos a partir do site da administração municipal.

Ainda de acordo com a ação, o jornal teria recebido R$ 67,5 mil nos seis primeiros meses deste ano. No entanto, os demais anunciantes do jornal informaram que pagam por um anúncio de página inteira aproximadamente R$ 2,8 mil.

Publicidade

Para o promotor houve superfaturamento do valor e enaltecimento do prefeito nas notas de divulgação de ações do município, o que “demonstra que a real intenção seria a promoção pessoal do candidato”. Além disso, Rafael Machado ressalta que o jornal publicou poucas matérias sobre os outros candidatos, sendo ainda a maioria para denegrir a imagem dos candidatos.

Para o promotor, o proprietário do jornal foi acionado por ser responsável pelo superfaturamento nas publicidades e pela publicação de matérias jornalísticas, enquanto João Paulo por ter autorizado os pagamentos à empresa de marketing, que repassava ao jornal. Cleusa Carvalho foi acionada pela realização a contração superfaturada para publicidade institucional.

Aos candidatos Evandro Magal e Fernando Resende, o promotor pede a sanção de cassação do registro de candidatura ou diploma. Em relação a João Paulo, Eric Pessoa e Cleusa Carvalho, a ação pede que seja aplicada multa.

O Diário de Goiás não conseguiu contato com a assessoria de Evandro Magal.

Publicidade