É cada vez mais frequente que vídeos de pessoas abrindo caixas misteriosas ou caixa surpresa apareçam nas redes sociais. Elas alegam que pagaram um valor baixo pelas caixas, que supostamente contém produtos sortidos incríveis como notebooks, Iphones, bolsas de marca e outros. Situação deixa os internautas “atiçados” em pagar pouco por produtos caros e bons, mas acontece que criminosos estão usando isso para aplicar golpe.

Quem explica é o portal do Reclame Aqui, que já registrou, desde janeiro deste ano, quase 5 mil reclamações sobre as famosas caixas misteriosas. Entre as empresas que têm reclamações sobre o assunto, identificadas no levantamento, estão desde marketplaces, sites de venda das caixas e até empresas de meios de pagamento. A grande maioria com sites visivelmente golpistas, sem informações, contatos ou segurança.

Publicidade

Além disso, dentro dos principais problemas identificados estão, claro, o não recebimento do produto ou, mesmo, até recebimento de envelopes ao invés de caixas misteriosas. Há casos em que as pessoas até recebem caixas, mas milhares de reclamações falam sobre a qualidade do que veio e dificuldades de atendimento como entrar em contato com as empresa e conseguir ter uma resposta.

Publicidade

Estas caixas misteriosas são adquirida ou contratada por meio de uma assinatura, e o consumidor recebe produtos surpresa ao comprá-la. isso não é novidade, por que marcas confiáveis fazem isso com livros, produtos para pets, comida e outros, mas recentemente tem surgido uma diferente, sem ligação à marcas específicas, é aí que o consumidor tem que ficar atento.

Publicidade

Por exemplo, no Facebook e no Instagram, o vídeo de uma mulher em diferentes perfis fake com foto de outras mulheres que não é a mesma do vídeo tem aparecido e, na postagem, ela abre uma caixa misteriosa com peças de roupa de grifes e eletrônicos da apple. Confira aqui. Ao ir para o site que a mulher indica, é possível se deparar com outro vídeo de um rapaz explicando como funciona o esquema das caixas misteriosas e, abaixo, comentários falsos de outros perfis, também fake.

O site, inclusive, não mostra como é possível entrar em contato com a empresa e, de acordo com o próprio Reclame Aqui, é de outro país, o que costuma ser feito por golpistas. Por isso, independentemente da modalidade escolhida, o Reclame Aqui orienta a verificação da reputação da marca, o que não é possível neste site citado.

Publicidade
Publicidade