O governador Ronaldo Caiado se reuniu nesta quarta-feira (10) com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, para pedir celeridade nas obras do Anel Viário de Goiânia.
Senadores, deputados e representantes do setor empresarial também participaram da reunião. “É algo que a capital anseia há muito tempo e que vai abrir uma expectativa nova de desenvolvimento”, afirmou Caiado no encontro em Brasília.
O projeto do Anel Viário tem se arrastado há 25 anos.
Após a reunião, Caiado saiu otimista. “Discutimos, de forma conjunta e suprapartidária, os interesses que são de relevância para a população”, disse.
Sobre o projeto, o governador sugeriu um arco na BR-060, de cerca de 65 km, para desviar o trânsito da BR-153 até que novamente encontre a rodovia. Assim, os veículos pesados evitariam os perímetros urbanos de Aparecida de Goiânia e da capital.
“O fluxo muito pesado naquela região, e localidades circunvizinhas, provoca sobrecarga enorme, até no transporte coletivo. As pessoas pegam engarrafamentos de horas. Isso cria dificuldade para o crescimento organizado da capital”, comentou Caiado.
O governador pediu também que seja debatida uma substituição da Triunfo Concebra no trecho de concessão da BR-153. De acordo com Caiado, a empresa não tem cumprido com as cláusulas do contrato. O ministro Tarcísio revelou que uma solução já está sendo elaborada. “A concessionária já não tem mais condição de oferecer o serviço. Entendo que o projeto está encaminhado, a gente está estudando a modelagem da relicitação”, afirmou.
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, destacou que a conclusão do Anel Viário representa uma solução para vários problemas, especialmente no perímetro urbano da BR-153. “Muitas vidas foram ceifadas [naquele trecho] e gostaríamos muito de ter esse pedido atendido o mais breve possível”, solicitou. Ele reconheceu o apoio da bancada federal, que tem dado atenção às demandas da capital, e do governador. “Ele nos fortalece em Goiânia”, afirmou.