O governador Ronaldo Caiado (UB), se reuniu com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta quinta-feira (13), em Brasília, em busca de recursos federais para a Saúde do Estado de Goiás. O objetivo era tratar, especialmente, da liberação de recursos que visam dar continuidade na interiorização de hospitais e policlínicas do Estado.

Durante a visita foi protocolado junto ao ministério o pedido de ajuda para custear as despesas na saúde sem estourar o teto de gastos e manter a qualidade do atendimento. O governador disse que a ministra entendeu seus posicionamentos e que saiu do encontro com uma perspectiva muito positiva. O pedido do Estado já está sendo avaliado pela equipe técnica do Ministério da Saúde.

Publicidade

Caiado estava acompanhado do secretário da Saúde de Goiás, Sérgio Vencio, que destacou a necessidade dos recursos diante do aumento de despesas com a Saúde. Segundo o secretário, entre 2019 e 2022 o Estado teve 107% de aumento na produção de procedimentos, dentre eles diárias de internações, ampliação de leitos de UTIs, cirurgias, consultas e exames.

Publicidade

Esta é a segunda vez que Caiado vai a Brasília para tentar apoio do governo federal este ano. Em março, Caiado se reuniu com a ministra da Saúde em busca de repasses de verbas para o SUS. Na ocasião, o Estado solicitou R$ 500 milhões em recursos para custeio.

Publicidade