O governador Ronaldo Caiado (DEM) recebeu nesta terça-feira (26), uma comitiva formada por executivos da Communications Construction Company (CCCC), maior companhia de infraestrutura da China. O encontro ocorreu na sede da Agência Goiânia de Infraestrutura (Goinfra), em Goiânia, e teve objeto mostrar o potencial do estado em se tornar o maior polo logístico de importação e exportação do País.

Os investidores puderam conhecer as potencialidades goianas no setor de produção e a logística para articularem futuras parcerias com o Estado.

Publicidade

O interesse e visita à Goiás é parte do desdobramento da recente visita do governador Ronaldo Caiado e do presidente da Goinfra, Pedro Sales, ao presidente Jair Bolsonaro, quando participaram de uma reunião com os empresários chineses, em Brasília.

Publicidade

“Temos necessidade de melhorar nossa infraestrutura e posicionar Goiás em uma relação cada vez mais estreita com o País. Goiás hoje é o maior exportador de soja para a China, atingindo 83% em toda a sua produção. Na área de mineração também temos um convênio avançado com os chineses”, afirmou Caiado.

Publicidade

Reunião

Durante a reunião, Pedro Sales fez a apresentação da infraestrutura e enfatizou a posição geográfica privilegiada de Goiás, a força do agronegócio e a infraestrutura logística goiana.

Publicidade

O governador Ronaldo Caiado falou da posição de destaque conquistada por Goiás nas relações com o Governo Federal, que pretende criar o maior polo logístico no Estado, programado para ser estruturado na cidade de Anápolis.

Ele ainda apontou ainda o interesse do Estado em ampliar a logística da malha rodoviária, que vai permitir com que a produção chegue mais rapidamente aos principais portos do País.

Foi apresentado ainda toda a plataforma logística de Anápolis e da Ferrovia Norte-Sul aos chineses.  O município possui o maior polo industrial de Goiás e está se estruturando na gestão do governador Ronaldo Caiado para se transformar em um dos maiores centros logísticos do País, com capacidade para atender toda a América Latina.

O secretário de Desenvolvimento e Inovação, Adriano da Rocha Lima explicou que Anápolis já conta com a infraestrutura necessária (aeroporto de cargas, Base Aérea Militar, Plataforma Multimodal, o Porto Seco) para, além de ser um centro logístico, se transformar no maior polo de manutenção de aeronaves da América Latina.

A comitiva dos visitantes foi composta pelo presidente e diretor da CCCC South América, Chang Yunbo e Nuno Yu Yong, respectivamente; o diretor de Investimentos CCCC Brasil, Elder Dantas, além dos empresários Marco Gonçalves e Alexandre Fernandes, diretores da Riza Capital, empresa que atua como assessoria independente na área financeira.

Publicidade