Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 6 anos atrás

Caiado participa de gravação de Hino de Goiás pelo Coral Pequenas Vozes

Compartilhar

O  governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado participaram neste domingo (24), da gravação do Hino de Goiás, realizada por alunos de escola pública que integram o projeto Ciranda da Arte, da Secretaria Estadual de Educação. A apresentação será distribuída em vídeo, áudio e partitura a todas as escolas estaduais para incentivar o sentimento de goianidade e a consciência da cidadania por meio do canto do hino.

Publicidade

Participaram do clipe cerca de 40 crianças do Coral Ciranda das Pequenas Vozes, com preparação vocal de Cris Flores e regência do maestro Miro Rodrigues. Na chegada, o governador brincou e pediu às crianças que lhe ensinassem a cantar e ainda arriscou tocar trompete, orientado por um dos integrantes da orquestra. Ele também agradeceu aos pais das crianças do coral por autorizá-las a participar e apoiar o projeto que tem o objetivo de incentivar o amor pelo Estado de Goiás.

A gravação do clipe ocorre após o decreto 9.394 de 28 de janeiro, em que governador Ronaldo Caiado determinou que o Hino Nacional e o Hino do Estado de Goiás, com letra de José Mendonça Teles e melodia de Joaquim Jayme, sejam executados uma vez por semana nas escolas de ensino fundamental da rede pública.  Segundo o governador, é importante que todas as crianças tenham conhecimento do hino e assim criem uma “maior vinculação e o sentimento de amor pelo Estado”.

Publicidade

Para Caiado, o hábito cívico de cantar o hino, incentivando as crianças desde agora, é fundamental para cativar e criar uma cultura no goiano de acreditar, lutar cada vez mais pelo Estado. “Hoje, estamos tendo aqui uma lição. Nossa geração não sabe cantar o Hino de Goiás. É uma realidade, temos que falar a verdade. Não tivemos isso em nossas escolas”, afirmou.

Publicidade

A secretária Estadual de Educação, Fátima Gavioli, diz que a iniciativa busca resgatar a cidadania e o respeito aos símbolos e pessoas. “Só não canta o seu hino quem não tem orgulho por sua terra. Convido toda a população de Goiás para se imbuir deste sentimento de amor, de respeito, atendendo a um chamamento do governador e da primeira-dama, cantar o hino. Não tenha vergonha de cantar o hino. Muitas pessoas sofreram para que Goiás pudesse ser a potência que é”, atestou.

A diretora do Centro de Estudos e Pesquisa Ciranda da Arte, Luz Marina de Alcântara, responsável pelo Coral Ciranda das Pequenas Vozes, destacou que a ação vai facilitar o ensino da música em todo Estado e isso irá “instigar a habilidade musical em todos os alunos da rede”. Além do hino goiano, de acordo com a diretora, o projeto Ciranda das Pequenas vozes também promoverá a cultura da música goiana nas unidades escolares, ampliando o repertório de crianças e adolescentes.

Publicidade
Publicidade