Publicidade
Destaque
| Em 3 anos atrás

Caiado participa da formatura do 1º Curso do batalhão rural com novos formandos

Compartilhar

O governador Ronaldo Caiado participou, na noite desta sexta-feira (26), da formatura do 1º Curso de Patrulhamento Rural da Polícia Militar do Estado de Goiás. Caiado foi padrinho da turma de 171 formandos da Polícia Militar. A solenidade foi realizada no Comando da Academia de Polícia Militar, no Setor Leste Universitário. Esta foi a primeira especialização da tropa desde a criação do Batalhão Rural, por iniciativa do governador Ronaldo Caiado.

Caiado destacou que o grupo, com sua eficiência e profissionalismo, passou a ser a maior referência. “Nos orgulha por ser um batalhão com metodologia copiada em vários Estados. Vocês não só fizeram história, mas escreveram a nova escola de segurança pública no País”, afirmou.

Publicidade

O governador também falou sobre a atuação do Estado na profissionalização dos policiais. “Isso mostra o diferencial da nossa polícia”. Sobre o Batalhão Rural, frisou que “consegue interagir com outras forças de segurança e dar tranquilidade a todo o setor rural”.

Publicidade

A turma leva o nome do secretário de Segurança Pública, Rodney Rocha Miranda. “É uma honraria que não tenho como agradecer, a não ser continuar na mesma garra, na mesma luta em prol da melhor segurança pública do Brasil, que é a de Goiás”, enalteceu. Após ler cada um dos objetivos da tropa, salientou que especialização e capacitação dos profissionais de Segurança Pública são um dos eixos centrais da gestão Caiado.

Publicidade

“A integração entre as forças, o apoio intensivo da inteligência policial, da sociedade civil, Poder Legislativo, Judiciário e Ministério Público, fazem toda diferença no que diz respeito à redução dos índices de violência no Estado”, disse. Destacou, também, a criação do Centro de Comando e Controle Rural, segundo o secretário, uma “inovação que devolve a paz aos nossos produtores.”

Batalhão Rural

Publicidade

A criação do Batalhão Rural da Polícia Militar, pelo atual governo, contribuiu para a diminuição da criminalidade no campo. A unidade potencializou as ações operacionais rurais no Estado e promoveu maior proteção às famílias que vivem no campo. Criado com apenas 38 policiais militares, o batalhão conta, atualmente, com o efetivo de 230 PMs e abrange todos os comandos regionais, estando presente nos 246 municípios goianos.

De 2019 a 2021 foram apreendidas 347 armas de fogo e recuperados aproximadamente 1,4 mil cabeças de gado, provenientes de furtos ou roubos. Nesse período, foram realizadas 368 operações e um total de 897 prisões. A unidade dispõe de grande aparato tecnológico, com 25 drones, 10 notebooks e total de 100 viaturas. A previsão é fechar 2021 com 70 mil propriedades atendidas pela Patrulha Rural, segundo prognóstico da corporação.

Prestigiaram a formatura os secretários de Estado Tony Carlo (Comunicação) e Ismael Alexandrino (Saúde), com a esposa Daiana; comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos; subcomandante-geral, Coronel André Henrique Avelar de Sousa; chefe do Estado Maior Estratégico, coronel Evenir da Silva Franco; superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Vinícius Veiga Fleury; comandante de Operações do Cerrado, Coronel Marcelo Granja; comandante do Batalhão Rural, Tenente Coronel André Luiz de Carvalho.

Ainda a delegada de crimes Rurais, Rafaela Azzi; representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), conselheiro seccional Fabrício Britto; coordenador do curso, Capitão Eduardo Rodrigues; presidentes Carlos Alberto Moresco (Associação Goiana dos Produtores de Algodão/Agopa) e Augusto César de Andrade (Conselho de Segurança-Rural/CONSEG); representantes do secretário Thiago Mendonça (Agricultura), Donalvan Maia, e do deputado Coronel Adailton, Coronel Edson Moura; produtor rural Itamar Caiado; diretor do Rio Quente Resort, Munir Calaça; alunos destaque Leandro Borges, Eberson Alves, Nielson Willer e Jean Cláudio; além de outros comandantes, oficiais e praças da PM, madrinhas, padrinhos e familiares dos formandos.

Leia também:

Publicidade
Leonardo Calazenço

Jornalista - repórter de cidades, política, economia e o que mais vier! Apaixonado por comunicação e por levar a notícia de forma clara, objetiva e transparente.