Publicidade
Notícias do Estado
| Em 4 meses atrás

Caiado entrega títulos definitivos de domínios de terras e uso de água a produtores do Nordeste goiano

Compartilhar

Nesta quinta-feira (18), o governador Ronalo Caiado (UB) entregou 50 títulos definitivos de domínios de terras e mais 26 outorgas de uso de água a famílias de produtores do Nordeste goiano. As ações contemplam o programa “Regulariza Campo” e o Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã.

O governador destacou os projetos implementados em parceria com o Governo de Goiás e a importância deles para o desenvolvimento da região. “É uma região que, por anos, foi esquecida e totalmente isolada. Mas agora estamos desenvolvendo e executando projetos de emancipação”, disse o Caiado.

Publicidade

Os 50 títulos do Regulariza Campo abrangem uma área de 7,5 mil hectares nos municípios de Cavalcante, Nova Roma, Teresina de Goiás, São João d’Aliança, Colinas do Sul, Alto Paraíso e Niquelândia. “O Governo de Goiás construiu uma relação de respeito com as pessoas que ali moram. É nossa meta e estamos, de fato, melhorando a vida delas, dando dignidade, cidadania, saúde, educação de qualidade, perspectiva de emprego e renda; proporcionando a legalização das suas terras e infraestrutura, como rodovias e pontes”, elaborou Caiado sobre as ações.

Publicidade

Projetos do Noroeste Goiano

O programa Regulariza Campo é gerenciado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O objetivo do projeto é legalizar terras devolutas do estado ocupadas por famílias que cumprem os requisitos legais. Desde 2019, a Seapa emitiu 261 títulos, sendo esta última entrega a maior até agora.

Publicidade

Já as outorgas para utilização de recursos hídricos viabilizam a adesão de agricultores familiares ao Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã. A concessão é uma conquista para os produtores, que impulsionará os negócios. Em sua primeira etapa, o Projeto de Fruticultura Irrigada viabiliza a produção de manga e maracujá por famílias de Flores de Goiás, São João D’Aliança e Formosa.

A presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Veronica Sánchez, anunciou, durante o evento, outras cinco outorgas preventivas que vão beneficiar mais 200 pessoas no Nordeste Goiano. Também presente ao evento, o secretário Nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Giuseppe Vieira, informou que a pasta vai viabilizar, ainda esse ano, o repasse de recursos para que a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) possa contratar estudos e projetos para a Barragem de Extrema, que vai aumentar ainda mais o potencial de irrigação da região. O representante do ministério projetou investimento superior a R$ 3 milhões na iniciativa e aquisição de mais 50 kits de irrigação para uso das famílias locais.

Publicidade
Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.