O governador Ronaldo Caiado (União Brasil), informou neste domingo (4), que vai acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (5) para que pedir a suspensão do aumento da passagem de ônibus que liga o Distrito Federal e os municípios do Entorno.
De acordo com o Caiado, as prefeituras do Entorno do DF e a Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal (Semob), não consultou Goiás sobre o reajuste de 26% na tarifação do transporte que já começou a valer neste domingo (4).
“Sem consultar o Governo de Goiás e as prefeituras do Entorno do Distrito Federal, a Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal (Semob) promoveu um reajuste de até 26% no preço das passagens de ônibus entre o DF e municípios do Entorno”, publicou Caiado nas redes sociais.
Ainda de acordo com Caiado, Goiás já questiona no STF a decisão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de conceder a regulamentação do transporte interestadual do Entorno ao governo do Distrito Federal. Além disso, Caiado afirma que é necessário promover um debate entre a União e os governos de GO e DF junto com as prefeituras do Entorno para definir o porcentual de subsídio de cada ente para reduzir o valor da passagem.
Uma vez que, segundo Caiado, o aumento da tarifa penaliza cerca de 175 mil pessoas que usam essas linhas diariamente.