Cidades

Caiado diz que não entendeu recomendação do MP em suspender licitação de ônibus elétricos

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) disse nesta terça-feira (26/04) a recomendação do Ministério Público de Goiás (MPGO) para que a Metrobus adiasse a licitação para aluguel de 116 ônibus elétricos que iriam operar no Eixo Anhanguera e extensões. De acordo com o democrata, houve amplo debate e uma consulta pública que durou um mês, além do próprio órgão que acompanhou os debates por meio de um Grupo de Trabalho.

“Eu não entendo porque neste momento há uma semana da licitação, sendo que tudo foi colocado anteriormente. Foi aberto. As pessoas quererem saber, eu acho que tem todo o direito de saber e perguntar. Se a consulta pública foi aberta durante um mês e se tem cinco colegas lá acompanhando o processo, eu sinceramente, não consegui entender”, explicou ao Diário de Goiás após um encontro com empresários na Fecomércio.

De acordo com Caiado, os esforços feitos são em duas frentes: segurar o preço da tarifa e renovação da frota. O primeiro já foi feito, por meio da reformulação do transporte coletivo da Região Metropolitana, aprovada pelos parlamentares no fim do ano passado e que vem tendo sua implementação em curso. O segundo, é justamente a frota que precisa de renovação.

Como o Governo tem maior participação na Metrobus, a implantação dos ônibus elétricos começaria por ali com 116 sendo alugados por meio de licitação e colocados em operação de forma gradativa. “O Estado já está arcando com mais de 72 milhões só este ano para pagar os compromissos de todos os municípios da Região Metropolitana de Goiânia para que a passagem não aumente, com exceção a Senador Canedo e Aparecida. Todos os outros municípios estamos pagando 72 milhões para que a passagem fique a R$ 4,30. Estamos fazendo um pagamento de subsídio de R$ 2,96. Nunca se viu em Goiás com tamanha inflação a passagem de ônibus não aumentou um centavo., pontuou.

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.

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