A morte do ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende na madrugada desta terça-feira (9) em São Paulo, simboliza a perda de um dos principais personagens do cenário político goiano e brasileiro. Para o governador Ronaldo Caiado, durante toda sua trajetória política, Iris Rezende tinha um espírito público. ”Ele governou Goiás com espírito público, ele doou a sua vida ao estado de Goiás”, disse Caiado.
Ainda durante entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, Caiado disse que quando Iris chegou a ele e comentou que não seria mais candidato a prefeito de Goiânia, logo ele [Caiado], falou para Iris que ele não poderia parar.
”Disse a ele, você não sabe andar numa bicicleta, você não sabe desfrutar um dia ao lado da piscina, não sabe ir a praia, quando chega na sua fazenda você fica doido para voltar. Então, a sua vida é dentro da política”, disse Caiado.
Segundo Caiado, ele se aproximou muito de Iris Rezende e ambos conversavam tranquilos sem formalidades. ” Eu aprendi muito as suas lições políticas”, disse.
Para Caiado, a maior lição que Iris deixa é um aprendizado que agregou muito em sua gestão, é que um governante não pode estar divorciado do povo. ”O Iris foi o único homem que conseguiu ficar 60 anos na política. Um homem que tinha um espírito público”, disse Caiado.
De acordo com Caiado, Iris não vivia para ele e sim para o povo de Goiânia e Goiás. ”Ele tinha uma paixão especial por essa vida, do jeito dele. E essa vida política de Iris fez com que Goiás projetasse em cenário nacional, e ele como político determinado e ousado como foi, conseguiu dar realço a Goiás. Homens como o Iris, deixa pra nós uma escola política”, completa Caiado.
Leia também: