O governador Ronaldo Caiado se encontrou com o ministro do Turismo, Celso Sabino, em busca de fortalecer o turismo e cultura nos municípios goianos, por meio do Impulso Goiás. Na ocasião, Caiado apresentou algumas ações desenvolvidas pelo governo estadual e solicitou incentivo na ampliação do setor goiano, que seria uma grande fonte de renda.
“O turismo é uma grande fonte de renda e tem sido a manutenção da economia de muitos municípios do estado, que entenderam o quanto o setor é forte e rentável, e que passou a ser de grande relevância para Goiás”, afirma.
O encontro teve como objetivo ampliar o calendário cultural e turístico, que engloba o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), a Procissão do Fogaréu, o Canto da Primavera e festivais de gastronomia, teatro e música. O investimento previsto é de R$ 546 milhões, por meio de três secretarias: Retomada, Cultura e Goiás Turismo. O ministro do Turismo afirmou que irá “trabalhar em conjunto para atender os pleitos do estado de Goiás”.
A ampliação e crescimento do turismo em todas as regiões do estado é um dos compromissos do Governo de Goiás. Uma das ações contempladas pelo Impulso Goiás é o apoio ao Carnaval em Goiânia, Aruanã, Jaraguá e Três Ranchos, além do lançamento do Passaporte Goiano, documento com fotos de atrativos turísticos das 11 regiões que englobam os 95 municípios do Mapa do Turismo de Goiás.
O Goiás Social também lançou o curso técnico gratuito em Guia de Turismo, que oferece 90 vagas para formação de novos profissionais.