Publicidade
| Em 4 anos atrás

Caiado assina recontratação de músicos e Orquestra Filarmônica ganha fôlego para sobrevivência

Compartilhar

Às vésperas do fim de 2020, uma luz no fim do túnel apareceu aos músicos da Orquestra Filarmônica de Goiás que estavam sem contrato. Por determinação do governador, a recontratação dos 49 músicos da Orquestra Filarmônica do Estado de Goiás foi assinada nesta quarta-feira (30/12). A medida dá segurança jurídica para a sobrevivência da OFG. 

Previsto para seis meses de duração, o contrato garante os postos de trabalho dos músicos e a continuidade dos trabalhos da Orquestra. Nesse ínterim, está sendo finalizado processo para contratar uma organização social (OS) que realizará a gestão do corpo sinfônico. 

Publicidade

Por recomendação do Tribunal de Contas da União (TCE), os músicos tinham sido exonerados no último mês de outubro. Com o novo contrato, eles ganham segurança jurídica até a contratação da OS. O cronograma da Orquestra não sofreu prejuízos e as atividades retornaram neste mês de janeiro. 

Publicidade

A previsão contratual é que sejam realizadas seis apresentações da orquestra, sendo uma por mês, além de projetos especiais ao longo de 2021. O orçamento de R$ 1 milhão, com recursos disponibilizados pela Goiás Turismo e destinado à Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Publicidade

O maestro da Orquestra Neil Thompson chegou a enviar uma carta à Caiado agradecendo a medida. “Não se trata apenas de um grande ato humanitário, mas também de uma mensagem de luz e de esperança para o futuro da cultura em Goiás e no Brasil”, destacou.

Publicidade