Categorias: Cidades

Cai liminar que impedia diplomação de eleitos da OAB Goiás

O desembargador federal Novély Vilanova da Silva Reis acatou recurso interposto pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) e suspendeu liminar que havia impedido a diplomação de cinco advogados integrantes da atual gestão da OAB-GO.

Na decisão, o desembargador federal asseverou que não é razoável suspender os efeitos da eleição de toda a chapa vitoriosa da OAB-GO pelo fato de três candidatos não cumprirem um dos requisitos de elegibilidade. 

Ele considerou relevantes os argumentos apresentados nesse sentido pelo Conselho Federal e destacou o fato de os novos dirigentes da seccional goiana terem vencido as eleições com quase 57% dos votos.

Em petição assinada por seu presidente, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, o Conselho Federal sustentou, com veemência, que o juízo que proferiu a liminar contrariou o ordenamento jurídico, invadiu esfera discricionária da OAB e interferiu gravemente, e sem qualquer embasamento, na autonomia da Ordem para regular e fiscalizar a classe dos advogados e seus próprios processos eleitorais. 

Novély Vilanova chamou a atenção para o fato de que o posicionamento adotado pelo Conselho Federal, de permitir as candidaturas em questão, sustenta-se em situações semelhantes vivenciadas na OAB-GO, em pleitos anteriores e, igualmente, autorizadas. 

Finalmente, o desembargador federal defendeu a preservação da autonomia do Conselho Federal e do Conselho Seccional – neste caso, o da OAB-GO – “para que prevaleça a harmonia entre órgãos da mesma instituição”. 

Essa situação agitou o os advogados essa semana, o presidente da Ordem em Goiás afirmou que iria defender os integrantes da chapa em todas as instâncias juridicas. Os integrantes das chapas derrotadas também se posicionaram sobre a decisão, Enil Filho, que foi candidato pelo grupo OAB Independentes disse que acredita na realização de novas eleições. Já o advogado Flávio Buonaduce, que foi candidato pelo grupo OAB FORTE, rebateu acusações do atual presidente e disse que o grupo que ele representa não quer ganhar eleição no tapetão.

VEJA A DECISÃO 

Leia mais:

 

Marcley Matos

Notícias Recentes

Com time reserva, São Paulo vence Atlético-GO que atinge 14 derrotas no Brasileirão

Nem a mudança de técnico alterou a rotina do Atletico-GO no Campeonato Brasileiro da Série…

11/08/2024

Equipe da França auxilia na remoção de motores da aeronave da Voepass e primeiros corpos são identificados

Neste domingo (11), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força…

11/08/2024

Polícia prende quadrilha especializada em furtar cartões presos em caixa eletrônico

Uma ação conjunta entre PMGO, PMDF E PMCE prendeu 4 integrantes de uma quadrilha que…

11/08/2024

Médica que iria embarcar em avião que caiu em Vinhedo mudou passagem após pressentimento do pai

A médica Juliana Chiumento comprou uma passagem para a viagem programada na tarde de sexta-feira…

11/08/2024

Licença-paternidade : Conheça a importância e as regras desse benefício

Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 115 países oferecem o benefício da licença-paternidade. No…

11/08/2024

“Saúde não é despesa, é investimento”, afirma Vanderlan Cardoso

“Saúde não é despesa, é investimento, principalmente na atenção primária”, ressaltou Vanderlan ao tratar da…

11/08/2024