O Instituto Butantan anunciou na manhã desta sexta-feira (26/03) a criação da 1ª vacina 100% brasileira contra a Covid-19. A produção deverá começar ainda este ano, na fabrica que hoje faz a vacina contra a Influenza. A entidade pretende entregar a ButanVac ao Brasil ainda este ano e disse que vai pedir autorização à Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda hoje.
Se a Anvisa autorizar, os testes devem começar já em abril. A fabricação começará em maio com 40 milhões de doses estando disponível a partir de julho, se a agência der o aval. A tecnologia usa a mesma vacina da gripe e já leva em conta a variante brasileira, P1. A promessa do Butantan é que a vacina produza resposta imune maior que os imunizantes disponíveis hoje.
“Protocolaremos esse material ainda hoje e vamos dialogar intensamente com a Anvisa para que ela perceba a importância da autorização do início desses estudos clínicos o mais rapidamente possível, para que possamos em um mês e meio, dois meses e meio, terminar essa fase de avaliação clínica e iniciar a produção”, afirmou Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan.
O diretor ressalta que o Instituto observou e aprendeu com as vacinas disponíveis no mercado. “Já sabemos o que é uma boa vacina contra a Covid-19. Essa será uma vacina de segunda geração, mais imunogênica”, prometeu o diretor.