O governo estadual está inventando mais um programa. Denominado “Goiás de Resultados” o projeto irá realizar avaliações permanentes das principais ações de cada órgão e potencialização daqueles que obtiverem os melhores resultados. O vice-governador Lincoln Tejota coordena o comitê, que tem ainda a missão de incentivar a captação de recursos financeiros extras, de acordo com o desempenho de cada projeto. “Acompanhar os programas e projetos e promover articulações institucionais é atribuição da Vice-Governadoria e é justamente isso que faremos com o Goiás de Resultados”, afirma Lincoln Tejota.

O decreto de criação do programa foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (16/05). No documento, o governador Ronaldo Caiado considera a necessidade de “estabelecer instrumentos de monitoramento de gestão, entregas e resultados”, além da “importância de integração, alinhamento estratégico, articulação governamental e planejamento”. Caberá ao vice-governador presidir o Comitê Goiás de Resultados e indicar ao governador cinco membros do grupo, responsável por monitorar os eixos estruturantes e as metas de governo. Nenhum membro receberá remuneração.

Publicidade

“O decreto nos reserva dez dias úteis para estabelecer o comitê mas já nos adiantamos e estamos prontos para lançar o programa já na próxima semana”, afirma Lincoln Tejota. Já está acertado que o secretário de Administração, Pedro Sales, integrará o grupo. Caberá ao comitê definir dez eixos estruturantes, com base no plano de gestão apresentado durante a campanha, para que as secretarias estaduais desmembrem em uma a três metas a serem monitoradas.

Publicidade

As secretarias de Estado deverão também indicar servidores efetivos, denominados líderes de resultados, para se dedicar ao desenvolvimento e monitoramento interno das metas. Este grupo de servidores se reunirá semanalmente com o comitê controlador do Programa Goiás de Resultados e, uma vez por mês, o vice-governador coordenará uma reunião com o secretariado para avaliação do desenvolvimento das metas, a serem aprovadas pelo governador.

Publicidade

“Antes este tipo de trabalho era desenvolvido por meio de consultorias externas, que geravam despesa para o Estado. Agora estamos nós mesmos coordenando este processo, porque conhecemos por dentro o Estado e somos nós que fizemos o compromisso com a população goiana, por meio do plano de governo escolhido nas eleições”, afirma Lincoln Tejota. Ele destaca ainda a valorização dos servidores do governo do Estado: “Temos excelentes técnicos e daremos a eles, por meio da escola de governo, uma capacitação específica para atuar no programa.”

O programa estabelece ainda a possibilidade de o comitê sugerir ao governador remanejamento orçamentário nas secretarias, de acordo com o desenvolvimento das metas. “O governador Ronaldo Caiado quer que o Goiás de Resultados seja uma oportunidade de todo o secretariado trabalhar unido, saber o que está acontecendo em cada local do governo, e apresente seus resultados”, afirma o vice-governador. “É muito natural que os projetos que se desenvolvam melhor recebam mais recursos. A população quer que entreguemos resultados e estamos focados nisso”, completa.

Publicidade
Publicidade