Publicidade
Destaque
| Em 3 anos atrás

BRT Norte-Sul: Prometida para o aniversário de Goiânia, entrega da obra é adiada

Compartilhar

Não será no próximo dia 24 de outubro, junto com as comemorações do aniversário de Goiânia, que os moradores da região metropolitana irão experimentar o início da operação do BRT Norte-Sul, prometido inicialmente pela Prefeitura. É que a cabeceira do viaduto que fica na Avenida Perimetral sofreu um rebaixamento na última terça-feira (12/10) e o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) determinou o adiamento da entrega.

LEIA TAMBÉM: Veja fotos do modelo de ônibus que irá operar no trajeto experimental do BRT Norte-Sul em Goiânia 

Publicidade

Segundo a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) o prefeito Rogério Cruz quer toda a segurança para a população e plena condição da operação do BRT Norte-Sul em Goiânia. Não há sequer uma nova previsão para que o trecho seja entregue. “A data da entrega será divulgada assim que o novo cronograma for estabelecido”, diz a pasta.

Publicidade

Operação experimental do BRT Norte-Sul teria apenas 4 veículos em operação e 2 na frota reserva

Publicidade

A Prefeitura iria como parte do aniversário de Goiânia realizar a entrega do trecho II do Corredor BRT Norte-Sul que compreendia aproximadamente 5km entre o Terminal Recanto do Bosque e o Terminal da Rodoviária. Para atender a população, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) iria para a operação experimental, com uma frota total de seis veículos, mas apenas quatro rodando na via. Os outros dois ficariam de reserva. A informação não foi confirmada pela pasta, mas por fontes ouvidas ligadas às companhias de ônibus.

NÃO DEIXE DE LER: Veja fotos do modelo de ônibus que irá operar no trajeto experimental do BRT Norte-Sul em Goiânia

Publicidade

O ônibus que será utilizado tem capacidade para até 100 passageiros e 14 metros de comprimento e não chega a ser um articulado como o usado na operação do Eixo Anhanguera. Trata-se de um Caio Millenium IV / Mercedes-Benz O-500 R SUPER PADRON. A operação inicial do BRT Goiânia será feita pela Rápido Araguaia e a Reunidas de forma conjunta. A medida que outros trechos do BRT Norte-Sul forem sendo disponibilizados, outros carros serão incorporados.

Veja a nota da Seinfra sobre o adiamento das obras:

Ao tomar conhecimento de que as obras das estações intermediárias atrasaram e de que não vai conseguir garantir a total segurança do Viaduto da Perimetral Norte, no Trecho II do Corredor BRT Norte-Sul, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, determinou que só vai inaugurar a obra quando houver total segurança para a população e a plena condição de operação. No último feriado, 12 de outubro, a cabeceira do viaduto sofreu rebaixamento e o prefeito  determinou à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) que realize um levantamento técnico  para identificar e solucionar a questão. A data da entrega será divulgada assim que o novo cronograma for estabelecido.

Publicidade
Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.