Manifestantes favoráveis e contrários ao governo do presidente Jair Bolsonaro realizaram atos neste domingo (21), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Para manter a segurança, a Polícia Militar fez um cordão de isolamento para separar os dois grupos.
O grupo que protestou contra o presidente levou uma grande faixa em verde e amarelo pedindo a saída de Bolsonaro da presidência e lembrando que a Covid-19, chamada pelo presidente de gripezinha, já matou mais de 50 mil pessoas no país.
Também estavam presentes cartazes contra o racismo e a Polícia Militar. Em sua maioria, os manifestantes usavam roupas pretas, alguns com símbolos alusivos ao comunismo.
Por sua vez, o grupo de apoiadores de Bolsonaro se concentrou em frente ao Museu Nacional da República. A maioria tinha roupas verde-amarelas e levava cartazes contra o Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente mirando o ministro Alexandre de Moraes. Alguns não utilizavam máscara, o que é obrigatório em uma lei do DF.
Faixas contra a China também estavam presentes. Em uma delas, em português, mandarim e inglês, os manifestantes escreveram: “China! Não interfira na política do nosso país! O Brasil é um país livre!”