Os brasileiros que estão na Faixa de Gaza podem, finalmente, deixar o território e retornarem ao Brasil. A informação foi dada ao governo brasileiro por Israel e o Egito, que confirmaram a inclusão dos nomes na lista de estrangeiros que poderão deixar o país entre sexta-feira (10) e sábado (11). As autoridades de Gaza, território controlado pelo Hamas, também confirmaram a inclusão.
O Itamaraty se prepara para a possibilidade de o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receber os brasileiros, que serão os últimos a conseguirem sair da região em guerra. No Egito, o grupo será recebido por diplomatas do Brasil.
O avião utilizado para trazer os brasileiros é o da Força Aérea Brasileira, que estava estacionado no Cairo há três semanas.
Negociações
O chanceler Mauro Vieira conversou com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, em telefonema na quinta-feira (9), segundo o Itamaraty. O diplomata israelense confirmou que os brasileiros deixarão o território.
Além de Vieira, outros diplomatas brasileiros estiveram envolvidos nas negociações, mobilizando inclusive o presidente Lula (PT).
Desde o dia 1º de novembro, foram divulgadas listas com centenas de nomes de estrangeiros, mas nenhuma com nomes brasileiros. Portanto, essa será uma etapa muito importante para os cidadãos que têm vivido o temor e tensão da guerra.
Repatriação
O grupo que será repatriado é composto por 34 pessoas, sendo 18 crianças, dez mulheres e seis homens. Do total, 24 são brasileiros, sete palestinos e três parentes próximos.
Os brasileiros foram deslocados para o sul de Gaza após um ultimato de Israel em 12 de outubro, ordenando evacuação do norte do território devido a possibilidade de uma invasão terrestre.
Segundo a Embaixada do Brasil no Egito, assim que os cidadãos cruzarem a fronteira, os responsáveis irão avaliar a necessidade de atendimento médico.