Chegou a hora da verdade para Brasil e Coreia do Sul. Nesta segunda-feira (5), as duas equipes se enfrentam pelas oitavas de final da Copa do Mundo FIFA Qatar 2022, valendo uma vaga entre as oito melhores equipes do torneio.
Depois de ter um resultado decepcionante na última rodada da fase de grupos, com derrota para Camarões, o Brasil tenta dar o primeiro passo na fase eliminatória diante dos “Tigres Asiáticos”. A Coreia do Sul, por sua vez, vem embalada pela classificação heroica conquistada nos acréscimos, na vitória sobre Portugal.
A Seleção Brasileira foi a primeira colocada do Grupo G, com duas vitórias (contra Sérvia e Suíça) em três jogos. Já a Coreia do Sul derrotou Portugal, empatou com o Uruguai e perdeu para Gana, avançando na segunda posição do Grupo H.
A bola rola no Estádio 974. O vencedor do confronto enfrentará quem se classificar no embate entre Japão e Croácia, que também acontece na segunda-feira.
Segunda-feira, 5 de dezembro, às 16h de Brasília (19h de Lisboa; 22h de Doha)
Estádio 974
Clique aqui para saber onde assistir na sua região
Árbitro: Clement Turpin (FRA) Assistente 1: Nicolas Danos (FRA) Assistente 2: Cyril Gringore (FRA)
O Brasil tenta se recuperar das últimas baixas por lesão sofridas no elenco. Nas duas primeiras partidas, Alex Sandro, Neymar e Danilo sentiram – mas há expectativa pelo retorno dos últimos dois já contra a Coreia do Sul. No jogo contra Camarões, Gabriel Jesus e Alex Telles se contundiram e tiveram que ser cortados da delegação brasileira.
Na Coreia do Sul, a única dúvida fica por conta de Kim Minjae. O defensor lida com uma lesão na panturrilha, mas tem atuado como titular.
Brasil: Alisson; Éder Militão, Marquinhos, Thiago Silva, Danilo; Casemiro, Lucas Paquetá, Rodrygo (Neymar); Vini Jr., Raphinha e Richarlison Coreia do Sul: Kim Seunggyu; Kim Moonhwan, Kim Jinsu, Kim Younggwon, Kim Minjae; Jung Wooyoung, Hwang Inbeom, Lee Jaesung, Hwang Heechan; Son Heungmin e Cho Guesung.
Brasil e Coreia do Sul nunca se enfrentaram por uma competição oficial. As duas equipes já duelaram em sete amistosos internacionais, com um triunfo sul-coreano e seis brasileiros. Duas dessas, inclusive, foram no ciclo de preparação para esta Copa do Mundo, nos último quatro anos. Em 2019, o Brasil venceu por 3 a 0. Em junho deste ano, em Seul, a Seleção goleou os asiáticos por 5 a 1.
(Conteúdo – Fifa)