Publicidade
Categorias: Esportes
| Em 6 anos atrás

Brasil vira sobre os Estados Unidos e vence por 3 sets a 2 no Goiânia Arena

Compartilhar

Publicidade

Na última partida da seleção brasileira masculina de vôlei em casa, a equipe dirigida pelo técnico Renan contou com o apoio de cerca de 11.400 pessoas que lotaram a Goiânia Arena, em Goiânia (GO), e virou o jogo sobre os Estados Unidos na terceira partida da segunda semana da Liga das Nações. Na tarde deste domingo (03.06), o time comandado pelo técnico Renan venceu por 21/25, 20/25, 25/19, 25/20 e 20/18. Com o resultado, o Brasil chegou a liderança do campeonato, ao lado da Polônia, com 15 pontos.

O oposto Wallace foi o maior pontuador da seleção brasileira, com 21 acertos (18 de ataque, dois de bloqueio e um de saque), seguido de perto pelo ponteiro Maurício Borges, que marcou 20 vezes, sendo 13 de ataque, cinco de bloqueio e dois de saque. O oposto norte-americano, Anderson, foi quem mais pontuou no jogo, com o total de 23 pontos.

Publicidade

O técnico Renan elogiou o desempenho da seleção brasileira no jogo de hoje e também nas vitórias sobre Coreia do Sul e Japão nesta etapa brasileira – ambos por 3 sets a 0.

Publicidade

“Tudo que queríamos era sair daqui com três vitórias, mas sabíamos da dificuldade que seria. Os dois primeiros jogos com menos informações, o grupo reagiu bem, e o de hoje, mais uma vez provou que não dá para jogar com seis jogadores. Nós temos que ter a qualidade de todos prontos para qualquer momento”, analisou Renan, que ainda comentou o jogo de hoje.

“Hoje não desistimos em momento nenhum do jogo. Mesmo no segundo set, quando estivemos com o placar bastante dilatado, os atletas buscaram o set, chegou junto, mas não deu tempo de recuperar. Depois, no terceiro e no quarto sets, o time encaixou bem, teve maturidade, tranquilidade e fez uma grande partida”, destacou o treinador brasileiro.

Publicidade

Responsável pelo último ponto do jogo, em um ace, o central Isac festejou a oportunidade de entrar no segundo set e ajudar a virar o jogo para a seleção brasileira.

“Foi um jogo difícil e já sabíamos que ia ser assim. Precisávamos da rodada de bola e consegui ajudar nisso. O William também está de parabéns, entrou muito bem, fez um jogo espetacular e eu só contribui com o que tento fazer de melhor. Estou muito feliz pela vitória, por ter ajudado nessa virada, então, a equipe toda está de parabéns pelo empenho”, disse Isac.

A próxima parada da equipe brasileira será em Ufa, na Rússia. A delegação viaja ainda neste domingo e enfrentará Rússia, Irã e China no próximo fim de semana, dias 8, 9 e 10 deste mês.

Homenagem a Dante

Além do belo espetáculo dos jogadores em quadra, houve um momento de emoção na tarde deste domingo. No intervalo do segundo pro terceiro set, o agora ex-jogador Dante foi homenageado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). O ex-ponteiro decidiu se aposentar das quadras nesta última Superliga Cimed e recebeu uma placa em agradecimento por tudo que conquistou pelo voleibol brasileiro. O oposto André Nascimento, que também se aposentou, receberia a mesma homenagem, mas não pode comparecer a Goiânia.mm

Jogo

Os Estados Unidos começaram melhor e abriram 4/2 no começo do jogo. A vantagem norte-americana se manteve em 9/7. Depois de grande defesa de Maurício Borges, Wallace buscou, devolveu e, no bloqueio de Lucão, o Brasil chegou ao ponto de empate: 11/11. O adversário voltou a abrir vantagem em 16/15. Wallace deixou tudo igual em 16/16. Wallace, em uma diagonal curta, marcou 18/18. Os Estados Unidos voltaram a abrir vantagem (20/18) e Renan pediu tempo. O adversário fez 22/21. No ace de Russel, a seleção americana marcou 24/21 e Renan parou o jogo. E os Estados Unidos fecharam em 25/21.

O segundo set começou com a seleção dos Estados Unidos embalada. Os norte-americanos abriram cinco de vantagem em 7/2. No bloqueio de Lipe, o Brasil marcou 4/7. No ace de Maurício Borges, 5/7. O adversário pediu tempo. Com Lipe, a seleção brasileira encostou no placar: 8/9. O adversário voltou a abrir vantagem e chegaram a 15/10. A equipe norte-americana ainda esteve a frente em 17/12. Wallace marcou 15/19. Com Anderson, os Estados Unidos marcaram 21/15 e Renan pediu tempo. Os Estados Unidos venceram por 25/20.

A seleção brasileira reagiu e, no ace de Maurício Borges, marcou 4/1. Wallace marcou 6/3. Maurício Borges colocou o Brasil com dois de vantagem no primeiro tempo técnico: 8/6. No ponto de bloqueio, a equipe verde e amarela abriu 10/6, forçando o adversário a pedir tempo. No erro do adversário, o Brasil aumentou a vantagem: 13/8. Com Anderson, os Estados Unidos reduziram a diferença para 11/13. Renan pediu tempo. Lucão marcou 16/12. O Brasil ainda marcou 17/12 e os Estados Unidos pediram tempo. A equipe brasileira fez 20/14. Com Isac, 22/15. Superior em quadra, o Brasil fechou o terceiro set em 25/19.

O Brasil seguiu embalado e, no ponto de saque de Wallace, abriu 6/4. O adversário empatou em 6/6 e virou o set em 7/6. No bloqueio de Maurício Borges, a seleção brasileira chegou a 11/9. Os Estados Unidos encostaram em 12/13 e Lucão fez 14/12. Com o central novamente, dessa vez no bloqueio, a equipe verde e amarela chegou a 16/13. Maurício Borges fez 17/13 e o adversário pediu tempo. Com Maurício Borges no bloqueio, 19/14. A seleção norte-americana marcou dois pontos, fez 16/19, e Renan parou o jogo. Com dois pontos seguidos de Maurício Borges, 21/16. O Brasil ainda chegou a 23/18. No final, vitória brasileira por 25/20.

O Brasil saiu na frente no erro de saque do adversário e abriu 2/0 logo no começo do set decisivo. Os Estados Unidos empataram em 2/2. Na sequência, a seleção brasileira abriu 5/3. Wallace marcou 7/4. O técnico dos Estados Unidos pediu tempo. Na troca de quadra, o Brasil vencia por três de vantagem: 8/5. No bloqueio de Anderson, o time norte-americano encostou em 7/8. O placar ficou igual em 9/9. O adversário assumiu o comando do marcador em 11/10 e o Brasil pediu tempo. Lipe fez 12/12. Depois de muita disputa, o Brasil venceu por 20/18 no ace de Isac.

Equipes

BRASIL – Bruno, Wallace, Maurício Souza, Lucão, Maurício Borges e Lipe. Líbero – Murilo

Entraram – Evandro, William, Léo, Isac, Éder

Técnico: Renan

ESTADOS UNIDOS – Christenson, Anderson, Holt, Jendryk, Russel e Jaeschke. Líbero – Shoji E.

Entraram – Shoji K., Defalco, Taylor e Smith

Técnico: John Speraw

Publicidade