“Vesti azul, minha sorte então mudou.” O famoso verso de Wilson Simonal poderia ser usado para falar sobre a Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Nesta sexta-feira (2), o Brasil usará seu uniforme azul contra Camarões, o que costuma ser sinal de bons resultados para a equipe nos Mundiais.
Ao todo, são 11 partidas do Brasil vestindo o segundo uniforme tradicional. Nestes jogos, foram 8 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, com 25 gols marcados e 17 sofridos.
Entre todos esses jogos, o mais importante foi certamente a final da Copa do Mundo FIFA de 1958. À época, o Brasil já havia adotado a camisa amarela como seu uniforme principal. A decisão, no entanto, seria contra a Suécia, dona da casa, que preferencialmente veste a mesma cor.
A Seleção Brasileira teve então que vestir seu uniforme azul. Jogar com a camisa não foi um problema para Didi, Pelé & cia., e o Brasil derrotou os suecos por 5 a 2 na decisão, conquistando seu primeiro título.
Os adversários que o Brasil mais enfrentou de azul na Copa do Mundo foram a Suécia e a Holanda, com três confrontos diante de cada. Diante da Suécia, foram duas vitórias e um empate, com duas partidas no mesmo Mundial: o de 1994. Naquela edição, o Brasil também enfrentou a Holanda vestindo de azul, fazendo da Copa dos Estados Unidos a edição com mais jogos de azul da Seleção (3).
Apesar da grande vitória sobre a Holanda nas quartas de final de 1994, o adversário não tantas boas memórias para o torcedor brasileiro. Tanto em 1974 quanto em 2010, o Brasil vestia azul quando perdeu para os holandeses. Essas são as duas únicas derrotas de azul da Seleção na história das Copas.
Curiosidade: a seleção de Camarões será a primeira equipe africana a enfrentar o Brasil vestindo azul. De todos os 11 confrontos, 9 foram contra europeus, além dos duelos contra Argentina (América do Sul) e Costa Rica (América Central).
Copa do Mundo de 1938
Copa do Mundo de 1958
Copa do Mundo de 1974
Copa do Mundo de 1978
Copa do Mundo de 1994
Copa do Mundo de 2002
Copa do Mundo de 2010
Copa do Mundo de 2018
(Conteúdo – Fifa)