A estreia da seleção brasileira na Liga Mundial foi com sofrimento. E não foi devido às baixas temperaturas de Curitiba nesta terça-feira (4) -o termômetro na quadra montada na Arena da Baixada estava em 16ºC. A equipe teve dificuldade para vencer o Canadá por 3 sets a 1, parciais de 25-21, 17-25, 25-19 e 25-19.
O resultado deixa o Brasil em excelente situação para o último jogo do grupo contra a Rússia, na quinta-feira. Se os canadenses perderem para os russos nesta quarta-feira (5), a seleção entrará em quadra classificada para a semifinal, brigando apenas pela liderança.
O Brasil não teve tranquilidade em nenhum momento da partida. Sempre que conquistava uma vantagem, os canadenses se aproximavam e até viraram em algumas situações. Depois de fazer 1 set a 0, o Brasil teve seu momento mais difícil na segunda parcial, quando o Canadá abriu grande vantagem e fechou em 25-17.
No terceiro set, o duelo ficou equilibrado até o 16º ponto. A partir daí, o time de Renan Dal Zotto começou a deslanchar. Abriu três pontos de vantagem e esperou o adversário desmoronar, fazendo 25-19.
Na quarta parcial, o Brasil começou a abrir vantagem antes dos 10 pontos. Na metade do set, já vencia os canadenses por 12 a 7 e não se perdeu mais em quadra.
Administrou a diferença para fechar a partida em 25-19.
O melhor em quadra foi o oposto Wallace, que assumiu a responsabilidade de conduzir o Brasil para a vitória e pontuou em todos os fundamentos.
A baixa temperatura em um jogo atípico de vôlei em um estádio de futebol exigiu a adoção de aquecedores do lado de fora da quadra. Para ajudar a manter o calor, os atletas utilizaram roupa térmica por baixo do uniforme.