Publicidade
Mundo
| Em 2 anos atrás

Brasil firma acordo bilionário com Emirados Árabes Unidos para investimentos na Bahia

Compartilhar

Na última escala da viagem oficial do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Ásia, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, o petista assinou importantes acordos que envolvem colaboração, parceria e investimentos entre os dois países. Antes, Lula havia passado pela China onde também assinou acordos.

O mais importante deles, talvez fosse o de R$ 12 bilhões que serão investidos na Bahia. Coube ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) assinar o memorando  de entendimento entre o estado e o fundo financeiro de Abu Dhabi Mubadala Capital, controlador da refinaria de Mataripe, privatizada em 2021. 

Publicidade

O fundo empresarial comprometeu-se a investir R$ 12 bilhões, em 10 anos, na construção de uma fábrica de diesel verde e de querosene de aviação sustentável.

Publicidade

Quanto ao meio ambiente, para um país que vive da riqueza ecologicamente incorreta do petróleo, e que vai sediar a grande conferência sobre o clima no fim do ano, se esperava um gesto mais concreto em relação à Amazônia. Mas por enquanto nada. 

Publicidade
Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.