Na última escala da viagem oficial do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Ásia, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, o petista assinou importantes acordos que envolvem colaboração, parceria e investimentos entre os dois países. Antes, Lula havia passado pela China onde também assinou acordos.
O mais importante deles, talvez fosse o de R$ 12 bilhões que serão investidos na Bahia. Coube ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) assinar o memorando de entendimento entre o estado e o fundo financeiro de Abu Dhabi Mubadala Capital, controlador da refinaria de Mataripe, privatizada em 2021.
O fundo empresarial comprometeu-se a investir R$ 12 bilhões, em 10 anos, na construção de uma fábrica de diesel verde e de querosene de aviação sustentável.
Quanto ao meio ambiente, para um país que vive da riqueza ecologicamente incorreta do petróleo, e que vai sediar a grande conferência sobre o clima no fim do ano, se esperava um gesto mais concreto em relação à Amazônia. Mas por enquanto nada.