Publicidade
Categorias: Notícias do Estado
| Em 7 anos atrás

Brasil é o terceiro no ranking mundial de produção de cerveja

Compartilhar

Nesta sexta-feira,4,  foi  é comemorado o Dia Internacional da Cerveja. Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), o País tem cerca de 117 mil hectares plantados com cereais destinados à produção da bebida.

O setor gera cerca de 2,2 milhões de empregos e sua receita corresponde a 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, contribuindo com R$ 23 bilhões de impostos ao ano.

Publicidade

Terceiro maior produtor mundial de cervejas, o Brasil fabricou 14,1 bilhões de litros de cerveja em 2016, ficando atrás apenas da China e dos EUA.

Publicidade

Segundo o auditor fiscal e mestre cervejeiro Carlos Müller, atualmente estão registradas, no Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa) 610 cervejarias, que fabricam 7.540 produtos, divididos entre cervejas e chopes.

Publicidade

Esse número cresceu cerca de seis vezes desde 2007, impulsionado, principalmente, pela abertura de empresas de pequeno porte, microcervejarias e brewpubs (bares que produzem sua própria cerveja).

Segundo Müller, cabe ao ministério a fiscalização e a padronização da produção nacional de cervejas. O Ministério da Agricultura estabelece os padrões de identidade e qualidade, as condições higiênico-sanitárias e tecnológicas das cervejas brasileiras. “O Brasil tem mantido sua vocação de cervejeiro, mesmo em tempos de crise”, diz auditor.

Publicidade

Interessados em registrar seus estabelecimentos cervejeiros devem procurar as superintendências federais de Agricultura nos seus estados e no Distrito Federal para formalizar sua situação.

Publicidade