No último teste antes dos Jogos Olímpicos, a garotada do Brasil foi aprovada com louvor. Em amistoso com o Japão, no Serra Dourada, em Goiânia (GO), a Seleção Olímpica, com uma atuação bastante consistente, venceu e convenceu. Com gols de Gabriel e Marquinhos, o placar da partida deste sábado (30) terminou com 2 a 0 para a Canarinho.
Com o apoio da torcida, o Brasil entrou em campo com postura bastante ofensiva e dominou o duelo do início ao fim. Logo aos 18 minutos do primeiro tempo, Douglas Santos recebeu de Neymar, foi ao fundo e cruzou para área. Felipe Anderson apareceu livre, bateu cruzado e obrigou Nakamura a fazer grande defesa. A Canarinho continuou apertando e o primeiro gol saiu aos 32. Rafinha fez boa jogada e tocou para Gabriel. O atacante arrancou do meio até a entrada da área em muita velocidade e bateu com o perna canhota para abrir o placar. Mesmo em vantagem, a pressão brasileira continuou e, aos 37 minutos, Thiago Maia arriscou chute de longe e acertou o travessão. No minuto seguinte, foi a vez de Neymar parar no poste em cobrança de falta na entrada da área. A insistência seguiu e deu resultado. Aos 40, após escanteio cobrado por Neymar, o zagueiro Marquinhos subiu bem e tocou de cabeça para ampliar o marcador.
Na etapa final, o ritmo da Seleção Brasileira não diminuiu. Logo aos três minutos, Neymar deu belo passe para Gabriel e o atacante bateu colocado. Kushibiki, que entrou no intervalo, fez grande defesa. Aos seis, Gabriel Jesus fez grande jogada e serviu Renato Augusto. O meia bateu por cima da meta japonesa. Dois minutos depois, Kohrogi tocou para Nakajima. O camisa 10 do Japão invadiu a área em ótima posição, mas o goleiro Uilson, na primeira vez em que foi exigido, saiu bem do gol e fez a defesa. Aos 27, o Brasil teve mais uma boa oportunidade. Após cruzamento de Douglas Santos, Walace ficou com a sobra e bateu cruzado, com força, mas a bola saiu por cima do gol. A partir daí, a garotada brasileira passou a trocar passes na defesa e, com tranquilidade, administrou o resultado até o apito final do árbitro.
Agora, o time do técnico Rogério Micale concentra as atenções na estreia na Rio 2016. A Seleção Brasileira está no Grupo A da Olimpíada e inicia a trajetória na competição diante da África do Sul, na próxima quinta-feira (4), às 16h, no Mané Garrincha, em Brasília. Depois, no dia 7, o adversário do Brasil será o Iraque, novamente na capital federal. Fechando a primeira fase, a Seleção enfrenta a Dinamarca, no dia 10, na Fonte Nova, em Salvador.
Brasil: Uilson; Zeca, Rodrigo Caio (Luan Garcia), Marquinhos e Douglas Santos; Thiago Maia (Rodrigo Dourado), Rafinha (Luan) e Felipe Anderson (Renato Augusto); Gabriel (Luan), Gabriel Jesus e Neymar.